18/05/2021 18h50 - Atualizado em 10/06/2021 12h41

Portos capixabas e iniciativas do Governo do Estado foram apresentados durante videoconferência

Representantes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) participaram, na última sexta-feira (14), da reunião Plena da Câmara de Logística Integrada, realizada pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em parceria com a Interoceânica Logistics & Solutions e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O encontro teve como tema principal os “portos concentradores de cargas no Estado do Espírito Santo: propostas para o crescimento das exportações e importações”.

Participaram da reunião, gestores da Findes, do Porto Central, do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) e da Imetame. Entre as palestrantes convidadas estava a subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Freixo, que abordou as iniciativas do Governo do Espírito Santo voltadas aos portos capixabas e apresentou informações do comércio exterior.

“As malhas rodoviária, ferroviária e portuária estão no radar do Governo do Estado. Estamos em diálogo constante com o setor produtivo, especificamente sobre a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), em que junto com a Findes e o Ministério da Infraestrutura temos um Grupo de Trabalho para discutir as medidas que serão adotadas sobre o tema. Além disso, nós temos uma atuação ativa em projetos e estudos de infraestrutura, entre eles a Ferrovia Vitória-Rio (EF-118) e a duplicação da BR-262”, disse a subsecretária.

Rachel Freixo também apresentou um dado sobre o setor de e-commerce no Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Espírito Santo (Compete-ES). “Por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e com a adoção das medidas de distanciamento social, as entregas foram potencializadas. Dessa forma, nós tivemos um aumento de 27% no acumulado de 12 meses, quando comparado ao mesmo período do ano passado, no número de empresas querendo se instalar no Espírito Santo para usufruir da malha portuária e fazer uso do e-commerce”, afirmou.

Outras ações do Governo do Estado também foram citadas no encontro virtual, entre elas a parceria com Consulados e Embaixadas, com o objetivo de estreitar laços, apresentar o mercado capixaba, o setor produtivo e a eficiência do comércio exterior, bem como colocar o Espírito Santo na rota dos investidores internacionais.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, ressaltou que “o governador Renato Casagrande assinou, no dia 22 de abril, um Memorando de Entendimento com o Consulado dos Estados Unidos no Brasil, visando à cooperação técnica e à discussão de temas de interesse mútuo. Na Sectides também temos o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES), que é oferecido para as empresas capixabas, de diversos setores de atuação, iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. Todo conteúdo é gratuito e, neste ciclo, temos a missão de capacitar 200 empresas, e já registramos o total de 170 que aderiram ao programa”, pontuou Hoffmann.

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sectides