19/07/2017 10h23 - Atualizado em 10/06/2021 12h33

MEC SHOW atrai negócios do setor metalmecânico

Começou nesta terça-feira (18) e vai até o dia 20 de julho a 10ª Edição da MEC SHOW – Feira da Metalmecânica, Energia e Automação + Inovação Industrial.

A feira acontece no Parque de Exposições de Carapina, em Serra, e reúne fornecedores e indústrias nacionais e internacionais dos setores de mineração, celulose, siderurgia, naval, petróleo e gás, em busca de networking, troca de informações e negócios. Além da exibição de novidades em máquinas, equipamentos e serviços, a feira contará com uma ampla programação paralela, como a 6ª edição da Conferência de Petróleo, Gás e Indústria Naval, rodadas de negócios, minicursos, homenagens setoriais e uma intensa agenda na denominada Ilha da Inovação.

‘‘Nesta 10º edição da feira observamos uma curva de crescimento em comparação às edições anteriores, o que demonstra recuperação. Temos que aproveitar esse primeiro momento de reação da economia e termos força e energia para assumirmos uma liderança coletiva no país. Precisamos continuar o processo de reformas modernizadoras necessárias para recuperarmos a competitividade. Precisamos exercer a liderança coletiva e responsável com questões voltadas para as futuras gerações", exclamou o governador Paulo Hartung.

Hartung ressaltou a necessidade do país retomar o ambiente saudável de negócios para atração de investimentos do capital externo e nacional. Outra questão abordada pelo governador foi a defesa de uma eficiência maior do poder público. Paulo Hartung falou ainda sobre expectativa da Mineradora Samarco reativar as atividades no Estado. "Espero que na próxima edição da MEC SHOW estejamos com a Samarco em plena atividade, gerando empregos, renda e oportunidades para os capixabas", destacou.

Além de promover negócios, a MEC SHOW também contribui para a capacitação profissional e estimula a discussão de temas relevantes para o setor metalmecânico, com o objetivo de fomentar a cadeia produtiva e gerar emprego e renda. A previsão dos organizadores é de que a feira atraia mais de 16 mil compradores, provenientes de 16 estados brasileiros, altamente qualificados e com elevado poder de decisão.

O setor metalmecânico

É um dos setores mais desenvolvidos e preparados para apoiar o crescimento da economia local e nacional e atende áreas como mineração, metalurgia, siderurgia, mármore e granito, papel e celulose, petróleo e gás.

Segundo o Centro de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), o segmento gera aproximadamente 30 mil empregos diretos nas quase 1,3 mil empresas de transformação de metais e de produção de bens e serviços intermediários, como fundições, fabricantes de tubos com costura, estruturas metálicas, oficinas de corte, soldagem e serviços especializados de montagem e manutenção industrial. Também envolve a produção de bens finais, como máquinas, equipamentos, torres de transmissão, motores elétricos e materiais de transporte.

O avanço do setor é garantido por ações que buscam a melhoria constante de produtos e serviços. Parte delas é promovida pelo CDMEC. A instituição trabalha para ampliar a competitividade das empresas por meio de ações de capacitação, parcerias e intercâmbio com empresas nacionais e internacionais.

Governo marca presença na MEC SHOW

Desenvolvimento

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), mais uma vez, apoia a MEC SHOW. Além do apoio institucional, que inclui colaboração na elaboração da programação, participação nos eventos relacionados à feira e apoio na divulgação, a Sedes atenderá empresas e instituições interessadas nas oportunidades de negócio do Espírito Santo e no Programa de Qualificação para a Exportação (Peiex), em seu espaço na “Ilha da Inovação”. Parceiros em muitas ações, a Sedes também convidou a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para participar desse espaço, divulgando suas ações, sobretudo na área de inovação.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, foi o moderador da II Conferência e Encontro de Negócios do Setor de Petróleo do Sul e Sudeste do Brasil (Petrosul), que aconteceu às 15h, no Auditório do Centro de Exposições Carapina. Ele também participou da abertura oficial da feira.

 

Certificação

O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) também participou da MEC SHOW neste primeiro dia da feira. A convite da Associação Rede Capixaba de Metrologia (RCM), entidade do Sistema FINDES, a diretora-geral do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), Cláudia Lemos, fez a abertura do painel "Certificação: Caminhos para o mercado". Já o diretor-técnico do instituto, Marcelo Freitas Ladeia, foi um dos debatedores.

O painel aconteceu das 18h às 20h, no Auditório B da MEC SHOW, e contou com a presença de representante da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, que abordou o tema a “Acreditação de laboratórios e certificação de empresas”.

Fundos de Investimentos

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participa da “Ilha da Inovação”, espaço dentro da programação da feira voltado para o fomento à inovação. O banco capixaba apresentará aos empreendedores informações sobre o funcionamento dos Fundos de Investimento em Participações (FIPs), em palestra na quarta-feira (19), às 16 horas.

 

Visite a MEC SHOW

Data: de 18 a 20 de julho, das 15h às 21h (acesso até as 20h)

Local: Parque de Exposições de Carapina, Serra

Mais informações e programação completa: www.mecshow.com.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site