29/06/2017 13h30 - Atualizado em 10/06/2021 12h33

Linha direta Vitória-China começa com carga de granito

Exportadores e importadores capixabas agora já podem embarcar cargas de Vitória direto para o Porto de Zhuhai, na China. A novidade foi possível graças a uma parceria firmada pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), com apoio do Governo do Estado e da Câmara de Comércio Brasil-China, com o porto chinês.

A cerimônia da viagem inaugural do primeiro navio que fará a linha direta Vitória-China aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), no Terminal de Vila Velha (TVV). Foi um carregamento de 35 mil toneladas de granito, do navio chinês Tian Qi, que atracou na terça-feira (27) no terminal e de onde tem saída prevista no sábado (01).

Autoridades e representantes de instituições públicas e privadas conheceram o navio antes da cerimônia. O governador Paulo Hartung destacou a importância da articulação empresarial capixaba para o sucesso da rota direta Espírito Santo – China. “Essa linha não é apenas de rochas ornamentais. Ela foi articulada para complementar a economia dos estados vizinhos. Devemos copiar o modelo chinês de agressividade no comércio exterior. Celebro, mas conclamo para transformar essa linha em uma viva relação de comércio Espírito Santo – Brasil – China”, afirmou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, ressaltou que a nova rota contribui para melhorar o comércio internacional capixaba, ampliando nossos parceiros comerciais, gerando emprego e renda. “Esse é um ponto de partida, não é um ponto de chegada. Muitas oportunidades surgirão daqui para frente com essa parceria, que faz parte do esforço do Governo do Estado para melhorar o ambiente de negócios por meio de ações de infraestrutura, programas de incentivos e diplomacia ativa”, salientou.

Principal parceiro

A expectativa do subsecretário estadual de Logística, Transporte e Comércio Exterior, Neucimar Fraga, é de que a linha direta amplie os negócios com o país. “Essa rota irá aumentar a nossa competividade porque vai reduzir custos e tempo de transporte”, afirmou.

O secretário chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Junior, destacou a importância dessa parceria para o incremento da economia capixaba, que tem 60% do PIB voltado para exportação e importação. “O Estado nasceu com a vocação internacional. É o estado com maior vocação para esse tipo de atividade e essa linha direta permitirá ampliar os negócios com o maior parceiro comercial do Brasil, que é a China”.

Para o diretor administrativo e financeiro da Codesa, Roberto Carlos Teles Braga, a rota Espírito Santo - China é uma oportunidade no momento de crise pelo qual passa o Brasil. “Vamos sair dessa crise com um porto mais dinâmico”, salientou.

Durante o evento, o governador Paulo Hartung recebeu duas placas, uma da Codesa e outra da comunidade chinesa no Brasil, em agradecimento pela parceria do Governo do Estado para firmar a rota direta. As discussões em torno dessa parceria foram iniciadas em 2010 e culminou com uma missão capixaba a Zhuhai, em fevereiro deste ano.

Mudança

Conforme explicou o superintendente de Projetos da Codesa, Walter Arruda, a diferença da linha é que antes o desembarque da carga na China era realizado ao largo, na barra, de onde o produto era colocado em balsas e estas levavam para os portos destinados. Esse tipo de operação limita bastante o tipo de carga, não permitindo, por exemplo, a movimentação de contêineres.

Mas, a partir da linha direta o navio ficará abrigado, atracado no Porto de Zhuhai Gaolan, na província de Guangdong. Além dessa mudança de logística para atrair mercado, o Porto de Zhuhai flexibilizou custos e já vem sendo procurado por outros armadores interessados na rota direta com o Brasil por meio do Porto de Vitória.

Sobre o navio

Tian Qi é o nome do navio que inaugurou a linha direta entre os portos de Vitória e Zhuhai, na China. A empresa armadora é a Cosco, que já antecipou: em breve a embarcação será adaptada para transporte de contêineres, ampliando as possibilidades de comércio.

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.

Assessoria de Comunicação da Codesa:

Rose Duarte 3132-7378 / 99885-2811 rduarte@codesa.gov.br