24/08/2017 15h42 - Atualizado em 10/06/2021 12h50

Jardim Carapina, em Serra, recebe primeira aula da segunda oferta de cursos do OportunidadES

Foto: Assessoria/Secti

Aproximadamente 300 pessoas participaram do evento

 

O bairro Jardim Carapina, em Serra, recebeu, na noite dessa quarta-feira (23), mais uma aula inaugural dos cursos do Projeto OportunidadES, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Esta é a segunda oferta de capacitações no bairro, pelo projeto. A aula inaugural ocorreu na Igreja Batista Nova Vida e reuniu quase 300 pessoas, entre classificados e suplentes.

Para o bairro foram ofertadas 270 vagas em nove opções de cursos, como Panificação, Unhas Decorativas, Confecção de Bolsas e Porteiro. Ao todo, 783 pessoas se inscreveram. O curso com maior procura foi o de Confeitaria Básica, que obteve 121 inscrições.

Dona Lucineide de Oliveira Marques, de 49 anos, é moradora do bairro e se inscreveu no curso de Confeitaria Básica. Desempregada há três anos, dona Lucineide tira o sustento da casa com freelance de garçonete aos finais de semana. Ela se interessou pelo curso porque já atuou em restaurantes e quer retornar ao mercado de trabalho. “A situação não está fácil e eu preciso voltar a trabalhar, seja de carteira assinada ou como autônoma. Por isso me candidatei a esse curso. Quero aprimorar meu conhecimento na cozinha para melhorar meu currículo,” explicou a moradora.

“De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a tendência do ano de 2017 é que a parcela de profissionais autônomos no Brasil chegue a 42% do número total de ocupações no mercado. Por isso, estamos levando cursos gratuitos para a população adquirir conhecimento, incentivando a busca pelo empreendedorismo a fim de gerar renda”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

O secretário ainda lembrou que o objetivo do OportunidadES está sendo alcançado. De acordo com o estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o índice de desemprego no Espírito Santo apresentou queda. No segundo trimestre de 2017 (abril a junho), o número de desempregados no Estado passou a ser 282 mil, 10 mil pessoas a menos em relação ao levantamento anterior.

Saiba Mais

Em apenas quatro meses o OportunidadES já ofertou mais de 30 mil vagas em cursos presenciais e a distância. Até o final do ano, a meta é alcançar mais de 40 mil alunos em todo Estado.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site