07/07/2017 14h29 - Atualizado em 10/06/2021 12h33

Governo e município anunciam ações para desenvolvimento da região Sul

Nesta quinta-feira (06), Presidente Kennedy foi palco de ações importantes para o desenvolvimento da região Sul. Durante o evento – realizado na Praça Manoel Fricks Jordão – o governador Paulo Hartung assinou a regulamentação do Fundo de Desenvolvimento do Sul do Espírito Santo (Fundesul).

O governador Paulo Hartung explicou que o Fundo de Desenvolvimento Econômico Regional do Sul (Fundesul) vai proporcionar condições competitivas com a disponibilização de linhas de créditos similares as ofertadas na área que abrange a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), especificamente no Estado, na Região Norte. "Com a publicação do decreto no Diário Oficial desta sexta-feira (07), o fundo passa a ser uma importante ferramenta a serviço do fomento da região sul do Estado”.

O vice-governador, César Colnago, destacou a importância do aporte do município. "Presidente Kennedy está dando exemplo de modernidade e compromisso com o serviço e os recursos públicos. A administração pública não pode estar desconectada das ferramentas modernas de gestão e inovação. Trabalhar num bom planejamento é preparar o município para os projetos que virão".

A prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel, agradeceu o apoio do Governo do Estado e pediu a colaboração dos vereadores para aprovar o aporte que o município anunciou no Fundesul, de RS 50 milhões. "Esse aporte será o primeiro passo para estimular investimentos que estão vindo para a cidade", salientou.

Fundesul

O Fundo de Desenvolvimento Econômico Regional do Sul do Estado do Espírito Santo é uma iniciativa do Governo do Estado para fomentar projetos de investimentos privados para as microrregiões Caparaó, Central Sul e Litoral Sul, que possam resultar direta ou indiretamente na geração de emprego e renda. O fundo será gerido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e atenderá 27 municípios do sul capixaba, impactando uma população de aproximadamente 700 mil habitantes. Para a instalação do Fundesul, haverá um aporte de R$ 50 milhões do Estado. Os municípios também poderão alocar recursos próprios e se tornarem cotistas remunerados pelo Fundo.

O diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Aroldo Natal, afirmou que os bons projetos sairão do papel e novos virão em decorrência da implementação do fundo. “O Norte já está na área da Sudene e o centro do Estado já tem uma estrutura financeira exportadora, por isso precisamos deste mecanismo para incrementar a economia do sul do Estado”.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, apresentou os projetos e oportunidades de investimentos para o Sul do Estado, ressaltando que a cidade deve se preparar não só para crescer, mas também para gerar qualidade de vida para a sua população e o entorno.

De acordo com o secretário, o Fundesul terá uma agência especial em Cachoeiro de Itapemirim e entrará em operação até o final de agosto. O Valor médio dos juros será de 8% ao ano, o prazo de amortização de até 120 meses, o valor máximo para cada projeto será de R$ 3 milhões e será financiado até 80% do valor de cada projeto.

Porto Central

Durante o evento desta quinta-feira, também houve a posse da comissão de ações de cooperação entre o município, o Governo do Estado e o Porto Central, cujo início das obras, previsto para 2018, aguarda licença de instalação do Ibama. O porto será um complexo portuário multiuso, sob regime condominial, de águas profundas e de classe mundial, que terá infraestrutura adequada para atender empresas industriais e de serviços que dão suporte à indústria do petróleo e, também, para a operação de contêineres, granéis sólidos e líquidos, carga geral e veículos. A expectativa da empresa é que durante a obra o empreendimento atingirá o pico de 4709 colaboradores.

Planjamento Estratégico

Na ocasião, a prefeitura anunciou a elaboração do Planejamento Estratégico do Município, o primeiro Plano de Desenvolvimento de Presidente Kennedy. Aproveitou ainda a ocasião para realizar a assinatura de ordens de serviços municipais. Serão dadas ordens para calçamento das ruas da comunidade de Santa Lúcia e a conclusão do posto da Guarda Municipal e da escola na localidade Marobá.

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br