29/08/2017 17h46 - Atualizado em 10/06/2021 12h50

Bairro Feu Rosa, em Serra, recebe aula Inaugural do OportunidadES

Foto: Assessoria/Secti

Evento reuniu mais de 300 pessoas, entre alunos e moradores do bairro

 

Desempregada há um ano, Juliana da Penha Memellis, de 20 anos, participou de sua primeira aula do projeto OportunidadES na noite dessa segunda-feira (28). O evento aconteceu na Igreja Evangélica Batista de Feu Rosa, bairro em que a jovem reside. Juliana soube do projeto por uma rede social e se inscreveu para tentar voltar ao mercado de trabalho. “Vou começar o curso de Auxiliar de Logística e Produção para ter uma profissão e voltar a trabalhar. A situação está difícil para todos e sem qualificação fica mais complicado ainda”, comentou a jovem.   

A aula inaugural reuniu mais de 300 pessoas, entre alunos e moradores. No bairro foram oferecidas 270 vagas em oito opções de cursos que variaram desde a área da beleza a área de serviços. Ao todo, 1.008 pessoas se inscreveram. Os cursos foram definidos a partir de uma pesquisa feita pelo Sebrae.

“Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender às demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi com base nessas informações que idealizamos o projeto. O nosso objetivo é oferecer às comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise econômica”, destacou o secretário Vandinho Leite, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

O objetivo está sendo alcançado. De acordo com o estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o índice de desemprego no Espírito Santo sofreu uma pequena queda. No segundo trimestre de 2017 (abril a junho), o número de desempregados no Estado passou a ser 282 mil, 10 mil pessoas a menos em relação ao levantamento anterior.

A oferta foi uma parceria entre a Secti, que realiza o OportunidadES, e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), que desenvolve o programa Ocupação Social.

Julio Pompeu, secretário da SEDH, prestigiou a aula inaugural e explicou aos alunos sobre o Ocupação Social: “Nossa missão, enquanto Governo do Estado, é levar cada vez mais oportunidades a quem mais precisa, e é isso o que está acontecendo. Com esses cursos chegando até os jovens, eles terão a chance de construir uma nova trajetória, com qualificação profissional gratuita e de qualidade”.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site