23/08/2017 18h04 - Atualizado em 10/06/2021 12h50

Aula Inaugural do OportunidadES é sucesso em Viana

Foto: Assessoria/Secti

Mais de 600 pessoas participaram do evento

Nunca é tarde para aprender. Essa é a lição que a dona Ana Nery Toze, de 68 anos, passa a quem a conhece. A aposentada, que estuda a Educação de Jovens e Adultos (EJA), se inscreveu no curso gratuito de Preparação de Saladas, ofertado pelo projeto OportunidadES, em Viana, e participou da primeira aula na noite dessa terça-feira (22) na praça Expedicionário Jerônimo Leite, em Viana Sede.

“Pela primeira vez na minha vida eu estou estudando. Comecei com o EJA, no ano passado, e hoje já estou na quarta série. Soube na escola dos cursos do OportunidadES, e como eu já atuei em restaurantes e atualmente sou responsável pela cantina da igreja que eu frequento, me interessei pelo curso de saladas. A gente nunca sabe tudo e sempre podemos aprender mais. Por isso me inscrevi. E quem sabe eu volto a trabalhar em um restaurante como saladeira? Seria ótimo!” Explicou dona Ana.

O projeto OportunidadES é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Mais de 600 pessoas participaram da aula inaugural. Em Viana, foram ofertadas 450 vagas em 15 opções de cursos, como Bolos Artísticos, Maquiagem de Festa, Recepcionista, entre outros. Ao todo, 1.137 pessoas se inscreveram para os cursos que foram definidos a partir de uma pesquisa feita pelo Sebrae.

“Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender às demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi com base nessas informações que idealizamos o projeto. O nosso objetivo é oferecer às comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise econômica”, destacou o secretário.

E o objetivo está sendo alcançado. De acordo com o estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o índice de desemprego no Espírito Santo sofreu uma pequena queda. No segundo trimestre de 2017, de abril a junho, o número de desempregados no Estado passou a ser 282 mil, 10 mil pessoas a menos em relação ao levantamento anterior.

Quem também marcou presença no evento foi o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) Otaciano Neto. "É muito importante o investimento na capacitação dos capixabas para que possam ocupar um espaço no mercado e também se tornarem empreendedores. Só em Viana foram mais de 600 pessoas participando da aula inaugural, o que mostra o sucesso do Programa OportunidaES", salientou o secretário.   

Saiba Mais

Em apenas quatro meses o OportunidadES já ofertou mais de 30 mil vagas em cursos presenciais e a distância. Até o final do ano, a meta é alcançar mais de 40 mil alunos em todo Estado.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site