18/03/2024 16h52 - Atualizado em 25/03/2024 18h21

Tecnologia e Inovação: Vitória se destaca como capital do desenvolvimento urbano inteligente

A Capital capixaba assume a liderança no campo da inovação com a junção do Inova ES e a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nos próximos dias 26 e 27 de março, Vitória se destacará como o principal palco das ações de inovação ao sediar dois eventos de grande relevância no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Goiabeiras: a 5ª Conferência Estadual de Inovação e Tecnologia e a 2ª edição da InovaES – Feira para o Movimento de Cidades Inteligentes e Inovadoras. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e a organização do Programa InovaPOP, esses eventos têm como objetivo estimular a interação e impulsionar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na região.

A InovaES - Feira para o Movimento de Cidades Inteligentes e Inovadoras é uma iniciativa voltada para o avanço das cidades inteligentes no Espírito Santo. Seu objetivo é apresentar soluções inovadoras para a gestão urbana, promover o networking entre empreendedores e gestores públicos, e estimular o conhecimento sobre tecnologias emergentes.

Esta feira será realizada em conjunto com a 5ª Conferência Estadual de Inovação e Tecnologia, que parte da estratégia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para promover discussões em níveis estaduais e regionais visando à construção da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Deste evento será construído um documento que será apresentado no evento Nacional previsto para julho em Brasília.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, enfatizou: "Estamos comprometidos em criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de cidades mais conectadas, eficientes e inclusivas. Acreditamos que a inovação é fundamental para enfrentar os desafios urbanos contemporâneos, desde a gestão de recursos até a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Ao unir o InovaES com a 5ª Conferência Estadual de Inovação e Tecnologia, estamos fortalecendo não apenas o diálogo entre diferentes atores do ecossistema de inovação, mas também ampliando as discussões sobre como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para promover a justiça social e o desenvolvimento sustentável."

O que é a Conferência Estadual de CTI?

A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) é um evento que reúne diversos atores envolvidos no cenário da ciência, tecnologia e inovação em nível estadual. É organizada pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) em parceria com instituições de pesquisa, universidades e entidades do setor privado, a conferência tem como objetivo principal promover o debate, a troca de experiências e a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador da região.

Durante a conferência, serão discutidos temas relevantes para o avanço da ciência e da tecnologia no Estado, tais como investimentos em pesquisa, formação de recursos humanos qualificados, incentivo à inovação nas empresas, parcerias público-privadas, entre outros. Além disso, a conferência muitas vezes serve como um espaço para a apresentação de projetos e resultados de pesquisas desenvolvidas localmente, estimulando a interação entre diferentes instituições e profissionais da área.

A partir das discussões e propostas apresentadas na conferência, serão elaboradas diretrizes e políticas que orientem a atuação do governo e demais agentes envolvidos no fomento à ciência, tecnologia e inovação no Estado, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social sustentável da região. Os resultados da conferência contribuirão na formulação de políticas públicas abrangentes, que contribuem para o fortalecimento da democracia participativa e influenciam o desenvolvimento do Espírito Santo. Mais informações podem ser obtidas no site https://secti.es.gov.br/CECTI.

O InovaES

A InovaES – Feira para o Movimento de Cidades Inteligentes e Inovadoras, volta à capital, após passagens de sucessos por várias cidades do interior do Estado ao longo de 2023. Esta edição vai contar com a participação de mais de 20 startups de várias regiões do país, que vão apresentar soluções criativas e inovadoras para o desenvolvimento das cidades. O público terá a oportunidade de conhecer cases de sucesso em pilares fundamentais quando se fala em smart cities, como sustentabilidade e inovação.

Palestra

De que forma a inteligência artificial e a comunicação podem contribuir para tornar uma cidade inteligente? Este será o tema da palestra ministrada pela jornalista Chris Pelajo durante a Conferência Estadual de Tecnologia e Inovação, no dia 27 de março, às 11 horas, no Teatro Universitário da UFES. O evento, que ocorre simultaneamente ao InovaES nos dias 26 e 27, terá entrada gratuita.

A jornalista se unirá a outros profissionais renomados de diversas áreas em uma programação rica em conteúdos, com foco em temas como moradia e mobilidade sustentáveis para a cidade grande, ecossistemas de inovação e economia criativa.

Serviço:

Conferência CTI: Inscrições: https://secti.es.gov.br/CECTI

Datas: 26 e 27 de março de 2024

Horário: De 8h às 18h

Local: Estacionamento da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910

Heliomara Ribeiro Mulullo (27) 999537923
Felipe Figueiredo (27) 3636 – 1806