19/10/2023 14h54 - Atualizado em 24/10/2023 13h30

Tech Gamer: feira realiza etapa regional de torneio de robótica

Torneio será realizado neste sábado (21) e vai contar com 12 equipes do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

Nesta quinta-feira (19), têm início a Tech Gamer – a 1ª Feira de Inovação em Gamer do Espírito Santo. A feira, que acontece até este sábado (21), no município da Serra, é realizada pela Secretária da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do Programa de Popularização da Inovação (INOVAPOP). Entre as atrações confirmadas no evento está a etapa regional do Torneio Brasil de Robótica (TBR).

O Torneio Brasil de Robótica é uma iniciativa da empresa R2E Robótica Educação e Eventos. O objetivo é ser uma ferramenta de transformação positiva na vida de crianças e jovens, almejando o desenvolvimento humano em suas mais variadas formas.

O evento é realizado em todo o território nacional e atende a crianças a partir dos 3 anos de idade, em diferentes categorias que organizam seus participantes segundo a idade/série, conduzindo-os por um domínio de desafios e estudos que exploram os múltiplos conhecimentos escolares e habilidades de cada participante.

Para cada ano, a temporada é regida por temas centrais, oriundos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco/ONU), o que garante legitimidade ao tema e relevância mundial, colocando o TBR no contexto das estratégias de abordagem e disseminação dos temas.

Nos temas, as equipes desenvolvem 4 tarefas:

• Mérito Científico: pesquisa centrada no tema e que leva as equipes a proporem soluções inovadoras aos problemas analisados;
  • Organização & Método: as equipes precisam se organizar e demonstrar habilidades de gestão;
  • Tecnologia & Engenharia: cada equipe deve projetar, construir e programar um robô para a resolução de problemas num cenário determinado com inúmeros desafios;
  • Desafios Práticos: os robôs de cada equipe terão dois minutos cronometrados para resolver os problemas dispostos no cenário preestabelecido.

Serão nomeados vencedores em cada categoria. Os 1º, 2º e 3º melhores classificados no conjunto em cada categoria seguirão para a etapa nacional.

A etapa Espírito Santo é uma etapa Regional, que pretende classificar equipes para a Final Nacional, prevista para acontecer nos dias 09 e 10 de dezembro, em Brasília, com sede no Colégio Marista de Taguatinga.

A etapa terá a presença de 12 equipes, com, aproximadamente, 130 alunos, de várias cidades do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, como Vitória, Cariacica, Castelo, Ibiraçu, Porto Seguro, Eunápolis, Lajinha, entre outras, oriundas de escolas públicas e privadas. As equipes serão organizadas em 3 modalidades – MIDDLE 1, MIDDLE 2 e HIGH, e concorrerão a 4 vagas para a Final Nacional.

A etapa regional do Torneio Brasil de Robótica será realizada neste sábado (21), a partir das 9 horas, no Ginásio Poliesportivo da Associação de Moradores do Parque Residencial Laranjeiras (AMPRL), no bairro Laranjeiras, no município da Serra.

INOVAPOP

A Tech Gamer – 1ª Feira de Inovação em Gamer é uma inciativa do Programa de Popularização da Inovação – INOVAPOP, com o propósito de impulsionar a cultura da inovação e promover o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado. O programa tem como objetivo principal democratizar o acesso à Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), aproximando esses conhecimentos da sociedade, do setor produtivo e acadêmico, e estimulando o interesse público por temas relacionados ao conhecimento científico e tecnológico.

Para mais informações sobre o INOVAPOP, acesse o site https://secti.es.gov.br/inovapop.

Serviço:

TECH GAMER, 1ª Feira de Inovação em Gamer

Data: 19, 20 e 21 de outubro
Horário: Dias 19 e 20, das 10h às 20h, e dia 21, das 14h às 20h.
Local: Ginásio Poliesportivo da Associação de Moradores do Parque Residencial Laranjeiras (AMPRL), Rua Castro Alves, P.R. Laranjeiras, Serra.

PROGRAMAÇÃO Tech Gamer 2023

19/10 - Quinta-feira

9h - Abertura -  Acolhida as Escolas;

11h - Abertura Oficial - Apresentação cultural e autoridades;

(presenças do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas; de diretores da Associação dos Empresários da Serra – Ases; da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas da Serra; do Ifes Serra e Unac);

11h50 - Painel da Associação dos Empresários da Serra – Ases;

12h30 - Intervalo – Almoço – Quiz da Inovação;

14h20 - Painel Câmara de Dirigentes Lojistas da Serra - CDL;

14h50 – Painel com Leon Zigoni Mito da Mito Games (startup);

15h40 - Palestra - Pablo Lira, presidente do Instituto Jones dos Santos Neves IJSN);

17h - Pitch de startups;

18h - Desfile de Moda - Realidade Virtual - CEET Vasco Coutinho
(junção de passarela e jogos digitais);

19h - Apresentação Musical – Os Jotas;

20h – Encerramento.

20/10 Sexta-Feira

Palco

9h – Abertura;

9h30 - Painel TBR - Cursos de Robótica;

10h - Palestra: Teoria dos Jogos com o Dr. em Economia, Everlam Montibeler;

11h – Lançamento do Inova Serra;

12h - Intervalo – Almoço – Quiz da Inovação;

14h – Palestra com Fabiano de Paula, presidente da Associação de Game Dev ES;

15h – Palestra com tema Economia Criativa – Secult;

15h50 – Painel Gamer com Renata Machado da Startup Ludothinking – Uma startup de sucesso;

16h30 - Pitch de startups;

18h - Desfile Cosplay;