28/07/2023 14h40 - Atualizado em 21/09/2023 16h25

Secti promove evento sobre Cidades Inteligentes em Cachoeiro de Itapemirim

A 1ª edição do INOVAES – Cidades Inteligentes será realizada nos dias 02 e 03 de agosto no Ifes – Campus de Cachoeiro de Itapemirim.

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim vai sediar a 1ª edição do INOVAES – Cidades Inteligentes, a primeira feira para o Movimento de Cidades Inteligentes e Inovadoras do Sul do Espírito Santo. O evento acontece nos dias 02 e 03 de agosto, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Cachoeiro de Itapemirim. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

O INOVAES será um espaço de interação, aprendizado e troca de experiências entre diferentes atores do ecossistema de inovação. O evento contará com a participação de startups regionais, apresentando suas soluções inovadoras, exposição dos projetos incubados em desenvolvimento por alunos do Ifes, demonstrando o potencial criativo e empreendedor dos estudantes, além de  empresas de soluções tecnológicas que vão oferecer uma efetiva troca de ideias entre estudantes, empresários e gestores públicos.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, ressaltou a importância do INOVAES. “O objetivo desse evento é impulsionar o desenvolvimento das startups regionais, bem como fomentar a cultura da inovação no sul do Estado, fortalecendo a economia local”, disse.

O INOVAES vai contar com palestras e painéis de negócios com profissionais renomados, aproximando o conceito de inovação da realidade das pessoas e apresentando soluções tecnológicas que podem ser aplicadas em diferentes contextos, além de trazer benefícios para a sociedade, as empresas e a administração pública.

A Secti estará no evento promovendo as seguintes ações inovadoras:

• CPID (Centro de pesquisa e desenvolvimento e inovação com 8 laboratórios de pesquisa);
  • Qualificar ES (Programa de Formação de cursos profissionalizantes);
  • FORMAÇÃO AVANÇADA: fortalecer a transformação digital do Estado do Espírito Santo, tanto dentro do Governo quanto na iniciativa privada, buscando alcançar 20 mil certificados emitidos;
  • HUB ES+: Hub para o desenvolvimento da economia criativa;
  • Programa ES Empreendedor: Programa de desenvolvimento do empreendedorismo com cursos em Inovação (impressão 3D, Drones, Cosméticos e Fotografia);
  • UnAC (Universidade Aberta Capixaba): Cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em várias temáticas, incluindo Pós-graduação em Cidades Inteligentes;
  • CEETS (Centro Estadual de Ensino Técnico) com cursos técnicos gratuitos para toda a população capixaba e Incubadoras que fomentam o Ecossistema de Inovação do Estado;
  • I²CA (Instituto de Inteligência Computacional Aplicada).

Além destes programas, a Secti vai promover 15 startups e ambientes promotores de inovação capixaba presentes no evento.

O INOVAES será realizado nos dias 02 e 03 de agosto, das 9h às 17h, nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Cachoeiro de Itapemirim.

INOVAPOP

O InovaES é uma inciativa do Programa de Popularização da Inovação – INOVAPOP, com o propósito de impulsionar a cultura da inovação e promover o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado.

O programa tem como objetivo principal democratizar o acesso à Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), aproximando esses conhecimentos da sociedade, do setor produtivo e acadêmico, e estimulando o interesse público por temas relacionados ao conhecimento científico e tecnológico.

Para mais informações sobre o INOVAPOP, acesse o site https://secti.es.gov.br/inovapop

Serviço:

Confira a programação da feira:

Dia 02/08 – Quarta-feira

09h – Abertura

09h30 – Abertura Oficial com presença de autoridades

10h30 – Palestra de Abertura

11h30 às 21h – Ciclo de Palestras e Evento.

21h – Encerramento

Dia 03/08 – Quinta-feira

9h – Abertura

9h15 às 21h – Ciclo de Palestras e Evento.

21h – Encerramento.

Texto: Igor de Paula