12/06/2023 17h52 - Atualizado em 21/09/2023 16h41

Secti divulga consulta pública para melhoria de oferta cursos da UnAC

Participação da população capixaba vai ajudar a proporcionar uma oferta educacional mais adequada e alinhada à suas demandas.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), abriu, nessa segunda-feira (12), uma consulta pública que contribuirá com a melhoria da oferta de seus cursos de graduação e pós-graduação em diversos polos espalhados pelos municípios do Estado do Espírito Santo.

A oferta é feita em regime de colaboração com instituições de Ensino Superior públicas – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A ideia é proporcionar uma oferta educacional mais adequada e alinhada com as demandas da sociedade, bem como com as demandas do mercado de trabalho.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, enfatizou a importância da consulta pública. “É importante a participação do público capixaba numa pesquisa como essa, pois assim o Governo do Estado poderá melhorar e aprimorar os seus serviços, entregando ofertas com mais qualidade que atendam a toda a população”.

A coordenadora da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), Nelci Gazzoni, explicou que cada resposta do questionário será considerada na definição das políticas educacionais da UnAC. “A participação da população capixaba vai ajudar a proporcionar uma oferta educacional mais adequada e alinhada à suas demandas”.

Para que essa pesquisa seja representativa e forneça informações confiáveis, é fundamental contar com a participação do cidadão capixaba.

Cada resposta coletada é valiosa. Nesse sentido, é solicitada a respeitável e significativa cooperação da população preenchendo e divulgando essa pesquisa.

As opções de cursos de graduação, pós-graduação (Lacto Sensu e Stricto Sensu) e mestrado foram divididas em três áreas:

• Cursos da área de Educação - Essa categoria engloba cursos que visam aprimorar a qualidade da educação, capacitando os profissionais para atuarem de forma inovadora e eficiente no ambiente educacional.

• Cursos da área STEAM - Nesta categoria, estão cursos relacionados às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), acrescido do componente artístico (A). Esses cursos visam capacitar profissionais em habilidades técnicas avançadas e prepará-los para os desafios do mundo contemporâneo.

• Cursos da área de Gestão - Esses cursos têm como objetivo capacitar profissionais com competências estratégicas e gerenciais, visando aprimorar a eficiência e a eficácia dos processos organizacionais.

Quem opinar por mais uma área de conhecimento, ao término de cada questionário, terá a chance de escolher uma nova área.

Todas as informações fornecidas serão tratadas com a devida confidencialidade, e os resultados serão apresentados de forma agregada, sem qualquer identificação individual.

A pesquisa já está disponível e seguirá até o dia 23 de junho.

Universidade Aberta Capixaba (UnAC)

O Sistema Universidade do Espírito Santo - UniversidadES é um programa do Governo do Estado que reúne e organiza políticas públicas de Ensino Superior, Técnico, Profissional, Formação Continuada, Educação Financeira e Empreendedora, Pesquisa, Extensão e Inovação. Universidade Aberta Capixaba (UnAC) é uma criação do UniversidadES que tem por finalidade expandir a oferta de cursos e programas de Educação Superior e pós-graduação no Espírito Santo, disseminando-os para os diversos polos, espalhados pelos municípios do Estado, em colaboração com instituições de Ensino Superior públicas (Ifes e Ufes).

Acesse o link abaixo e escolha qual área é de seu interesse, conheça e vote nos cursos que poderão ser ofertados em 2024:

Texto: Igor de Paula

Informações à imprensa: