25/08/2023 15h31 - Atualizado em 21/09/2023 15h16

SAÚDE IN FOCO: ICEPi compartilha inovação no SUS no INOVA CAPIXABA

O Instituto vai apresentar quatro palestras com foco na inovação da saúde pública do Estado. O evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto.

Com o intuito de compartilhar as experiências inovadoras no Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) vai marcar presença no INOVA CAPIXABA – SAÚDE IN FOCO, evento que será realizado no município de Guaçuí, na próxima terça-feira (29) e quarta-feira (30).

O ICEPi vai apresentar quatro palestras no evento, com os temas “Inovação como pilar da resistência: os casos de sucesso no sistema de saúde do Espírito Santo”; “Práticas de inovação na formação em saúde: preparando os profissionais de saúde para o futuro”; “Inovação e saúde de mãos dadas: estratégias para ampliar o cuidado em saúde”; e “SUS como laboratório vivo de inovação em saúde”.

O Instituto também vai apresentar o aplicativo “Gota de Vida”, que foi desenvolvido pelo ICEPi, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), com o objetivo principal de impulsionar as doações de sangue no Estado. Lançado em 14 de junho, no Dia Mundial do Doador de Sangue, o aplicativo já teve mais de três mil downloads.

Além do aplicativo, o jogo educacional “Caça-Dengue”, desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas à Saúde (PROTICSUS), em parceria com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), ambas da Secretaria Sesa, também será apresentado para os participantes. O jogo visa à conscientização, de forma lúdica, para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença da dengue.

Programas estaduais

Durante o evento, o ICEPi vai apresentar ao público visitante diversos programas e projetos, como o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e o Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ). O objetivo é dialogar com gestores e as instituições de ensino.

INOVA CAPIXABA – SAÚDE IN FOCO

O INOVA CAPIXABA – SAÚDE IN FOCO é um evento realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Secretaria da Saúde (Sesa), Prefeitura de Guaçuí, Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí e secretarias municipais de Saúde.

O evento tem como objetivo principal promover o desenvolvimento de negócios e soluções tecnológicas inovadoras aplicadas na área de saúde, visando a fortalecer as iniciativas científicas, tecnológicas e de qualificação profissional em todo o Estado, promovendo uma interação profissionais da saúde, empresas de tecnologia, startups e a população com as últimas inovações e tecnologias aplicadas à área médica.

Durante os dois dias de evento, haverá palestras, mesas-redondas e apresentações de empresas que vão trazer soluções tecnológicas inovadoras para aprimorar o atendimento na área da saúde. Além disso, o INOVA CAPIXABA - SAÚDE IN FOCO terá uma praça de alimentação e shows para entretenimento e confraternização dos participantes.

Serviço:

INOVA CAPIXABA – SAÚDE IN FOCO

Data:
29 e 30 de agosto de 2023
Horário: Das 10h às 20h
Local: Ginásio “Zilton Vicente Vasconcellos”, 622, Rua Carlos Spala, 492 - Tancredo Neves, Guaçuí.

Texto: Igor de Paula

Heliomara Ribeiro Mulullo