15/01/2024 11h26 - Atualizado em 15/01/2024 17h26

Novo diretor-geral da Fapes toma posse nesta segunda-feira (15)

Foto: Rodrigo Zaca/Governo-ES

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) conta com um novo diretor-geral na composição da diretoria executiva. O professor Rodrigo Varejão, mestre em Engenharia Elétrica, doutor em Otimização e Segurança de Sistemas e pós-doutor em Processamento de Sinais Biológicos, tomou posse no cargo de gestão, na manhã desta segunda-feira (15), no auditório da Fundação, em Vitória.

Colaboradores da Fapes, reitores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), além de conselheiros do Conselho Científico-Administrativo da Fundação (CCAF) e representantes de instituições parceiras, participaram da cerimônia de posse.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, foi designado para, em nome do governador do Estado, Renato Casagrande, dar posse ao novo diretor-geral da Fapes. Na oportunidade, o secretário fez uma breve explanação de como está a dinâmica da ciência e da inovação capixaba e destacou o trabalho do ex-diretor-geral, Denio Arantes, à frente da Fapes.

“Estamos em um Estado que tem um governador que oferta possibilidades valorosas àqueles que têm criatividade para assumir ações novas, desde que elas se encaixem no modelo de governança do Governo do Espírito Santo, que é referência para o Brasil. Repito as palavras do governador Casagrande: ‘o Denio está indo embora porque ele quer’. Um grande profissional que desejamos sucesso em sua nova caminhada e agradecemos por seu trabalho e dinâmica em conduzir uma instituição tão importante para o futuro do nosso Estado como é a Fapes”, salientou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

“Também sei que o trabalho e o esforço de Denio (Arantes) terá continuidade com a gestão de Rodrigo Varejão, que é um entusiasta da área da ciência e da inovação. Obrigado Dênio e seja bem-vindo Rodrigo!”, acrescentou Lamas.

Denio Arantes, agora ex-diretor-geral da Fapes, falou da gratidão por ter gerido a Fundação. “A Fapes foi um momento muito especial da minha vida e eu gostei muito de trabalhar aqui. Acredito que é uma instituição especial, com grande expressão no desenvolvimento do Estado por investir em áreas tão fundamentais para a expansão de uma sociedade”, frisou.

“Estou saindo para uma nova fase da minha vida, mas no meu lugar está entrando o Rodrigo (Varejão), que, com toda certeza, tem a competência necessária para alavancar mais ainda a Fapes e o Espírito Santo. Muito obrigado governador pela confiança na minha gestão e obrigado a equipe Fapes por tantas conquistas”, completou Arantes.

O novo diretor-geral, Rodrigo Varejão, discursou sobre suas expectativas à frente da Fundação. “Me sinto muito honrado em assumir a diretoria da Fapes por tudo que a Fundação representa para o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e da inovação. A Fapes se tornou o principal fomentador de ações de Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo. E isso graças ao compromisso e reconhecimento que o Governo do Estado tem na área, por meio do volume de recursos voltados para essa finalidade. Então, nós já temos um ano pela frente com muito trabalho, ótimas perspectivas e preparando o nosso Estado para um futuro de crescimento e sucesso”, salientou.

Quem é Rodrigo Varejão?

O novo diretor-geral da Fapes tem graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp (2000), doutorado em Optimisation et Sûreté des Systèmes (Otimização e Segurança de Sistemas) pelo Institut National Des Télécommunications (2004), na França, e pós-doutorado em Processamento de Sinais Biológicos (2006).

Foi diretor do Polo de Inovação do Ifes – Campus Vitória; membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Sustentáveis, e bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Também foi membro do CCAF e tem 16 anos de experiência como docente, atuando em mais de 20 disciplinas de cursos técnico integrado com o Ensino Médio, técnico subsequente, graduação, pós-graduação lato-sensu e strictu-sensu nas áreas de eletrônica, telecomunicações, processamento de sinais e aprendizado de máquina. Representou a Rede Federal na Câmara da Indústria 4.0, no GT Capital Humano.

Conta com experiência na execução de projetos em parceria com instituições públicas e privadas, e no desenvolvimento de projetos de inovação com empresas de base tecnológica, além de desenvolver projetos de pesquisa na área de Telemedicina desde 2001 e pesquisas fazendo uso de Métodos de Aprendizado de Máquina e Processamento de Sinais desde 1998.

Texto: Samantha Nepomuceno

Mara Mulullo