08/01/2024 16h10 - Atualizado em 08/01/2024 11h09

Inovação Educacional: SECTI e MEPES criam Curso Técnico de Restaurante e Bar em oito municípios

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), em colaboração com a Escola Família Turismo Pietrogrande (EFTUR), vão oferecer o Curso Técnico de Restaurante e Bar subsequente, alinhando-se a gastronomia e o turismo local.

A formação atende à demanda de oito municípios da região sul do Estado: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul. A parceria entre a Secti e o Mepes visa impulsionar ainda mais a movimentação educacional e econômica. O Curso Técnico de Restaurante e Bar, se alinha com a demanda atual do setor. Nos últimos anos a região experimentou não apenas o aumento da diversidade de estabelecimentos, mas também a expansão de eventos gastronômicos de grande porte.

A iniciativa busca atender à crescente procura por profissionais qualificados, não só para preservar os pratos tradicionais, mas também para inovar no cenário de alimentos e bebidas, atraindo não apenas locais, mas também um contingente crescente de visitantes e turistas.

Segundo a coordenadora Administrativa da EFTUR, Eliza Venzi, serão oferecidas à comunidade vagas para duas turmas: uma no horário vespertino e outra no horário noturno. O curso tem duração de um ano, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira. É requisito para se matricular no curso ter o ensino médio completo ou estar no último ano do Ensino Médio.

“A EFTUR atua dentro dos princípios da Pedagogia da Alternância, modelo educativo baseado na ligação entre a escola, a comunidade e o meio para a vivência sócio-profissional do educando. O objetivo é desenvolver profissionais conscientes e capacitados para participar do crescimento social e contribuir para transformar o meio em que vive. Pretende-se também que o educando aprenda a enxergar as oportunidades em seu meio e tirar dele seu sustento. Neste sentido, a Pedagogia da Alternância contribui para a construção de relações interdisciplinares que propiciam aos educandos a experiência de poder exercitar o saber construído na escola e aplicá-lo junto ao coletivo, ou seja, na sua própria comunidade, de forma que interaja com seu meio social. Para tanto, a EFTUR utiliza dos elementos da Pedagogia da Alternância, como Plano de Estudo, Visitas e Viagens de Estudos, Estágio, Projeto Profissional e Aula Prática em laboratórios equipados", apontou.

As aulas serão ministradas presencialmente de segunda a sexta-feira, visando atender à disponibilidade dos interessados, as vagas estão abertas para inscrições e serão divididas em duas turmas, uma no período vespertino e outra no período noturno. É requisito obrigatório ter concluído o Ensino Médio ou estar no último ano do Ensino Médio para se inscrever.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, o Curso Técnico de Restaurante e Bar representa um marco significativo em nossa busca por progresso e desenvolvimento. “Ao investir na formação técnica nesta área vital, estamos não apenas elevando o padrão educacional, mas também impulsionando a economia local. A gastronomia desempenha um papel crucial na identidade cultural da região, e ao capacitar profissionais qualificados, estamos fortalecendo não só a oferta gastronômica, mas também criando oportunidades de emprego”, pontuou.

No evento marcado para o dia 09, contaremos com a participação de um seleto grupo de parceiros, monitores e ex-alunos, totalizando entre 15 e 20 pessoas, que se unirão para enaltecer a importância da escola na comunidade. A presença do Chef Juarez Campos e de Sirlene, presidente da Associação Iriri Vivo, promete trazer uma perspectiva valiosa sobre o impacto positivo da instituição na região. Além disso, membros destacados da Junta Diretora do MEPES estarão presentes, e teremos o privilégio de ouvir testemunhos inspiradores de ex-alunos empreendedores, compartilhando suas experiências e sucessos ligados à escola. Para marcar a ocasião de forma especial, será entregue ao governador uma cesta contendo produtos emblemáticos da escola, simbolizando a riqueza e diversidade das conquistas educacionais na região.

As inscrições estão oficialmente abertas, e os interessados podem obter mais informações sobre o processo de inscrição e detalhes do curso entrando em contato pelo telefone ou e-mail.

Serviço:

Telefone/whatsap: (28) 99883-0870

Email: eftur.escolafamiliaturismo@gmail.com

Instagram: eftur.es

Facebook: EFTUR – Escola Família Turismo Pietrogrande

Website: mepes.org.br/eftur

Endereço: Rua: Costa Pereira, Bairro: Centro, Nº 131, Anchieta, ES. CEP 29.230-000

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Felipe Figueiredo / Heliomara Ribeiro Mulullo
(27) 3636 – 1806 / (27) 99953-7923

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site