15/08/2023 18h34 - Atualizado em 21/09/2023 15h26

Governo do Estado promove feira de Cidades Inteligentes em Colatina

Esta é a 1ª edição do INOVAES – Cidades Inteligentes, realizada no município.

A cidade de Colatina está recebendo a 1ª edição do INOVAES – Cidades Inteligentes. Nestas terça-feira (15) e quarta-feira (16), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), promove um espaço de diálogo e troca de conhecimento e experiências entre diferentes atores do ecossistema de inovação e os setores públicos que agreguem no desenvolvimento do município de Colatina.

O INOVAES conta com palestras e painéis de negócios com profissionais renomados, aproximando o conceito de inovação da realidade das pessoas e apresentando soluções tecnológicas que podem ser aplicadas em diferentes contextos, além de trazer benefícios para a sociedade, as empresas e a administração pública.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, que participa da abertura do evento nesta terça-feira (15), ressaltou o objetivo do INOVAES em difundir a inovação no município de Colatina e nos municípios do interior do Espírito Santo.

“Colatina recebe o evento do INOVAES, dentro do Programa INOVAPOP, que tem o objetivo de popularizar e interiorizar a inovação no Estado do Espírito Santo. A inovação é para todos e não seria justo que toda essa transformação ficasse restrita à Região Metropolitana do Estado. Esse é um giro que estamos fazendo nos municípios com o ecossistema de inovação forte”, pontuou Bruno Lamas.

O secretário destacou também as iniciativas do Governo do Estado para a implementação de melhores serviços para a população “Nós temos mais 300 serviços que são ofertados à população, sendo que 91 deles estão na palma da nossa mão. A meta do Governo do Estado é fazer a entrega de todos os serviços possíveis e tornando o Estado mais inteligente”, completou.

A Secti está no evento promovendo as seguintes ações inovadoras:

• CPID (Centro de pesquisa e desenvolvimento e inovação com 8 laboratórios de pesquisa);
  • Qualificar ES (Programa de Formação de cursos profissionalizantes);
  • FORMAÇÃO AVANÇADA: fortalecer a transformação digital do Estado do Espírito Santo, tanto dentro do Governo quanto na iniciativa privada, buscando alcançar 20 mil certificados emitidos;
  • HUB ES+: Hub para o desenvolvimento da economia criativa;
  • Programa ES Empreendedor: Programa de desenvolvimento do empreendedorismo com cursos em Inovação (impressão 3D, Drones, Cosméticos e Fotografia);
  • UnAC (Universidade Aberta Capixaba): Cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em várias temáticas, incluindo Pós-graduação em Cidades Inteligentes;
  • CEETS (Centro Estadual de Ensino Técnico), com cursos técnicos gratuitos para toda a população capixaba e Incubadoras que fomentam o Ecossistema de Inovação do Estado;
  • I²CA (Instituto de Inteligência Computacional Aplicada).

Além desses programas, a Secti vai promover 15 startups e ambientes promotores de inovação capixaba presentes no evento.

A 1ª edição do INOVAES – Cidades Inteligentes no município de Colatina está sendo realizada nestas terça-feira (15) e quarta-feira (16), na Praça da Estação, das 10h às 20h.

INOVAPOP

O INOVAES é uma inciativa do Programa de Popularização da Inovação – INOVAPOP, com o propósito de impulsionar a cultura da inovação e promover o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado.

O programa tem como objetivo principal democratizar o acesso à Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), aproximando esses conhecimentos da sociedade, do setor produtivo e acadêmico, e estimulando o interesse público por temas relacionados ao conhecimento científico e tecnológico.

Para mais informações sobre o INOVAPOP, acesse o site https://secti.es.gov.br/inovapop

Serviço:

Programação do INOVAES – Cidades Inteligentes:

Quarta-feira – 16/08

11h – Abertura da feira com as exposições

14h – Palestra “Colatina do Futuro” – Guerino Balestrassi (Prefeito de Colatina), João Paulo Calixto (Secretário de Obras) e Daltro Antônio Ferrari Júnior (Secretário de Transporte, Trânsito e Segurança Pública)

15h – Painel “Oportunidades da Inovação Aberta para os Municípios do Interior” – FindesLab

16:10h – Lançamento da Trilha de Inovação – Márcia Felício Margotto (UniCB) e instituições presentes no Comitê

17:20h – Palestra “Inovação da Ufes: ações de incentivo à formação da cultura de inovação na Universidade e na sociedade” – Marcelo Sarcinelli (Ufes)

17:50h – Pitch das Startups expositoras

18:20h – Networking – Visita aos estandes – Início de apresentação musical na área de alimentação – Banda Sinfonia

20:30h – Fechamento da Feira