24/02/2023 17h37 - Atualizado em 29/09/2023 13h15

Governo do Estado destina R$ 3,9 milhões para os polos da UnAC

Verba será traduzida em equipamentos, recursos tecnológicos e mobiliários para os polos.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), destinou mais de R$ 150 mil em verba para cada um dos 26 polos do Programa Universidade Aberta Capixaba (UnAC), programa pertencente ao Sistema UniversidadES, totalizando R$ 3,9 milhões. A verba, proveniente de Recurso do Fundo Cidades, será traduzida em equipamentos, recursos tecnológicos e mobiliários destinados à revitalização dos polos.

O Programa Universidade Aberta Capixaba, o UnAC, é uma criação do Sistema UniversidadES que tem por finalidade expandir a oferta de cursos e programas de Educação Superior e pós-graduação no Espírito Santo, disseminando-os para os diversos polos espalhados pelos municípios do Estado, em colaboração com instituições de Ensino Superior públicas — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O UniversidadES é um programa do Governo do Estado que reúne e organiza políticas públicas de Ensino Superior, Técnico, Profissional, Formação Continuada, Educação Financeira e Empreendedora, Pesquisa, Extensão e Inovação.

Polo UnAC Afonso Cláudio

O Polo UnAC Afonso Cláudio foi o primeiro a utilizar o recurso, adquirindo 64 cadeiras universitárias, 26 computadores, dois notebooks, um projetor multimídia, uma mesa de escritório e um bebedouro industrial. A cerimônia de entrega foi realizada na noite de quinta-feira (23) pela Prefeitura de Afonso Cláudio, por meio da Secretaria de Educação do município, na sede do Polo de Afonso Cláudio

“Graças ao Fundo Cidades, obtivemos mais essa vitória para uma educação de qualidade em nosso município. O objetivo é apoiar investimentos municipais, viabilizando obras, especialmente nas áreas de infraestrutura urbana e rural, educação, esporte, turismo, cultura, saúde e demais áreas”, destacou o prefeito de Afonso Cláudio, Luciano Pimenta.

Ele acrescentou que a parceria com o programa Universidade do Espírito Santo, o UniversidadES, permitirá ao município ofertar cursos gratuitos pela Universidade Aberta Capixaba. “Essa união possibilitou que esses equipamentos fossem adquiridos e estamos muito felizes com essa entrega”, completou o prefeito.

A coordenadora da Universidade Aberta Capixaba, Nelci do Belém Gazzoni, ressaltou que o município de Afonso Cláudio é uma terra boa para a inovação e a educação de qualidade, ao parafrasear o hino do município. Além disso, adiantou que, no segundo semestre de 2023, o Polo UAB Afonso Cláudio receberá mais um curso gratuito em pós-graduação. Atualmente, o Polo atende, aproximadamente, 80 alunos, munícipes e residentes de cidades vizinhas, que serão beneficiados.

O evento também contou com a presença do vice-prefeito Stewand Berger Schultz; da secretária municipal de Educação, Valquíria Karla Carnielli Tonoli; do coordenador do Polo UAB Afonso Cláudio, Balbino Guisso; do coordenador da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Leonardo Rocha Gomes; dos vereadores Hilário Linhaus e Roserene Paulino da Silva, além de secretários municipais, alunos do polo e convidados.

Texto: Igor de Paula