19/01/2024 17h28 - Atualizado em 22/01/2024 16h04

Governo do Estado anuncia mais 9 mil vagas para cursos gratuitos do QualificarES

Na próxima terça-feira (23), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), abrirá as inscrições para a 1ª oferta dos cursos do Programa QualificarES de 2024. Serão mais de 9 mil oportunidades para ingresso nos cursos presenciais gratuitos, distribuídos em 155 polos de ensino, atendendo a 40 municípios capixabas. Os editais e inscrições estarão disponíveis no site: www.qualificar.es.gov.br

Operacionalizado pela Secti, o programa Qualificar ES integra o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional, de níveis técnico e superior, por meio da educação presencial e a distância, além da pesquisa, extensão e inovação.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, ressaltou o sucesso do Programa Qualificar ES. “Temos orgulho do que o Qualificar ES se tornou. O programa já ofertou mais de 500 mil vagas e alcançou os 78 municípios do Estado. Isto é o Governo do Estado tornando o Espírito Santo mais empreendedor e girando a economia capixaba”, pontuou Bruno Lamas.


Cursos presenciais

As oportunidades para cursos presenciais da 1ª oferta de 2024 serão divididas em três editais: um destinado ao público geral, com 7.935 vagas; outro com 990 vagas exclusivas para mulheres; e outro com 90 vagas para cursos da área de turismo.

Para concorrer às vagas é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula; residir no município onde o curso será realizado; e ser alfabetizado.

Os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário e classificados em ordem decrescente, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno, por edital.

O período de inscrições para os cursos presenciais se estende de 23 de janeiro até as 23h59 de 09 de fevereiro de 2024. O candidato deverá preencher a ficha de cadastro e, em seguida, realizar a inscrição. Apenas poderá haver um cadastro por CPF em um único e-mail e o candidato poderá realizar até duas inscrições por CPF e e-mail em dois cursos distintos. O resultado com a lista dos classificados será liberado no dia 20 de fevereiro.


Qualificar ES

O Qualificar ES foi instituído como programa de Estado por meio da Lei nº 11.903, de 03 de maio de 2021. O programa já alcançou os 78 municípios de nosso estado e qualificou mais de 500 mil pessoas desde a sua criação. Em 2021, também foi implantada a entrega do kit empreendedor com produtos para ajudar a subsidiar a abertura de novos negócios pelos alunos formandos dos cursos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas.

Confira os editais e faça a sua inscrição no site a partir do dia 23: www.qualificar.es.gov.br


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Mulullo
(27) 3636-1800/ 1818
comunicacao@secti.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site