17/07/2023 17h02 - Atualizado em 21/09/2023 16h27

Consulta pública para melhoria da oferta de cursos da UnAC é prorrogada para dia 31

Participação da população capixaba vai ajudar a proporcionar uma oferta educacional mais adequada e alinhada à suas demandas.

Os capixabas têm até o dia 31 de julho para responder o questionário de consulta pública que vai contribuir com a melhoria da oferta de cursos de graduação e pós-graduação em diversos polos espalhados pelos municípios do Estado do Espírito Santo. Essa é uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com o objetivo de aprimorar e ampliar a demanda de ofertas de cursos da Universidade Aberta Capixaba (UnAC) /UniversidadES.

Os cursos são realizados em regime de colaboração com instituições de Ensino Superior públicas – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A ideia é proporcionar uma oferta educacional mais adequada e alinhada com as demandas da sociedade, bem como com as demandas do mercado de trabalho.

Esta é uma pesquisa de grande importância e a participação da população capixaba é imprescindível para, a partir da pesquisa, gerar filtros dos cursos escolhidos pelos cidadãos e, dessa forma, criar novas ofertas que atendam às demandas.

As opções de cursos de graduação, pós-graduação (Lacto Sensu e Stricto Sensu) e mestrado foram divididas em três áreas:

• Cursos da área de Educação – Essa categoria engloba cursos que visam a aprimorar a qualidade da educação, capacitando os profissionais para atuarem de forma inovadora e eficiente no ambiente educacional;

• Cursos da área STEAM – Nesta categoria, estão cursos relacionados às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), acrescido do componente artístico (A). Esses cursos visam a capacitar profissionais em habilidades técnicas avançadas e prepará-los para os desafios do mundo contemporâneo;

• Cursos da área de Gestão – Esses cursos têm como objetivo capacitar profissionais com competências estratégicas e gerenciais, visando a aprimorar a eficiência e a eficácia dos processos organizacionais.

Quem opinar por mais uma área de conhecimento, ao término de cada questionário, terá a chance de escolher uma nova área.

Todas as informações fornecidas serão tratadas com a devida confidencialidade e os resultados serão apresentados de forma agregada, sem qualquer identificação individual.

Universidade Aberta Capixaba (UnAC)

O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES é um programa do Governo do Estado, que reúne e organiza políticas públicas de Ensino Superior, Técnico, Profissional, Formação Continuada, Educação Financeira e Empreendedora, Pesquisa, Extensão e Inovação.

A Universidade Aberta Capixaba (UnAC) é uma criação do UniversidadES, que tem por finalidade expandir a oferta de cursos e programas de Educação Superior e pós-graduação no Espírito Santo, disseminando-os para os diversos polos, espalhados pelos municípios do Estado, em colaboração com instituições de Ensino Superior públicas (Ifes e Ufes).

Acesse o link abaixo e escolha qual área é de seu interesse. Conheça e vote nos cursos que poderão ser ofertados em 2024: https://forms.gle/z7bLzV64QWSsceFn9

Texto: Igor de Paula

Informações à imprensa: