27/03/2024 13h37 - Atualizado em 27/03/2024 14h17

Alunas do CEET Vasco Coutinho Brilham no Cenário do Futebol Capixaba

O Projeto Oficina de Ideias evidencia a inclusão e a capacidade transformadora da educação profissional oferecida pelo CEET Vasco Coutinho.

No mês dedicado às mulheres, o Projeto Oficina de Ideias do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (CEET Vasco Coutinho) contribuiu para o cenário do futebol capixaba com inspiradoras narrativas de conquista. Entre as figuras que protagonizaram esse marco está Elienne Botelho, a primeira fotógrafa cadeirante associada a ACEC (Associação de Profissionais da Imprensa Esportiva Capixaba) fez história ao cobrir seu primeiro jogo de futebol no estádio Kleber Andrade.

Outra protagonista também se destacou como cronista esportiva desde o final do ano passado: Liandra Duque vem marcando ao se tornar a primeira cronista capixaba autista. Ambas alunas do projeto Oficinas de Ideias, que se colocam num lugar de destaque e comprometimento, servindo de exemplo e incentivo como profissionais que conquistam seu devido espaço e lutam em prol de seus direitos.

“Há mais de sete anos, fiz curso de fotografia e atualmente curso Rádio e TV pelo CEET Vasco Coutinho. Minha experiência profissional vem sendo executada há um ano, realizo cobertura de futebol, bandas e shows. Ao saber que sou a primeira autista cronista capixaba, uma alegria imensa me invadiu, nunca imaginei que isso fosse possível – uma autista ser reconhecida por seu trabalho, esforço e dedicação, apesar das crises e da exposição a muitos estímulos sonoros e visuais. Devido à hipersensibilidade auditiva, uso abafador de ruídos onde quer que vá e após enfrentar tantas dificuldades e falta de acessibilidade, vejo que esse reconhecimento que estamos conquistando é significativo. Podemos mostrar às pessoas que somos capazes de fazer coisas que elas não imaginam”, afirmou a fotógrafa e cronista esportiva, Liandra Elza Duque Coutinho.

"Parabenizo as alunas Elienne Botelho e Liandra Duque por suas conquistas notáveis no cenário do futebol capixaba. A iniciativa do CEET Vasco Coutinho, por meio do Projeto Oficina de Ideias, evidencia a importância da inclusão e da educação profissional como ferramentas transformadoras. Seguimos comprometidos em promover um ambiente em que todos tenham oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Oficina de Ideias

O Projeto Oficina de Ideias existe há aproximadamente dez anos e foi criado para realizar coberturas do futebol capixaba. Com a iniciativa de Ludson Cavatti, coordenador do projeto, que desejava envolver seus alunos nas atividades de cobertura dos jogos, foi concedido acesso aos alunos para elaborarem vídeos, fotos e também coberturas, permitindo-lhes acesso aos estádios como qualquer profissional da imprensa. O projeto sempre buscou incentivar e orientar adequadamente seus participantes.

“O objetivo é estimular as pessoas para que entendam que não há limites, que não se trata de algo impossível, mas sim de uma realidade. O fato de ser cadeirante não impede que o aluno possa contribuir com o futebol capixaba, assim como Liandra, que é autista e tem desempenhado trabalhos particulares, fotografando shows, jogos e eventos. Nós olhamos para o ser humano; se existe alguma dificuldade, vamos buscar formas de atenuar para que todos possam participar. Este é um ponto muito forte para nós, professores, para a instituição Vasco Coutinho e para o Oficina de Ideias”, pontuou o professor do curso de Rádio e TV e coordenador do Projeto Oficina de Ideias, Ludson Cavatti.

Ambas as histórias são exemplos vivos do poder transformador da educação profissional. O Ceet Vasco Coutinho, por meio de seu Projeto Oficina de Ideias, tem proporcionado não apenas conhecimento técnico, mas também um ambiente inclusivo e acolhedor, onde talentos de todas as origens e capacidades podem florescer.

Serviço:
Fotografo: Fábio Júnior Lima.

Foto: Liandra Duque, @liandraduque2022.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo (27) 999537923
Felipe Figueiredo (27) 3636 – 1806
comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site