04/10/2023 16h39

AGRICULTURA IN FOCO: feira apresenta inovação para agropecuária

Feira será realizada no município de Alegre, nestas quinta-feira (05) e sexta-feira (06).

Nestas quinta-feira (05) e sexta-feira (06), o município de Alegre será palco da feira de inovação no agronegócio, a INOVA CAPIXABA – AGRICULTURA IN FOCO. A feira é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), do Programa de Popularização da Inovação – INOVAPOP.

A principal realização da feira será o Fórum de Inovação e Tecnologia do Agronegócio, um espaço direcionado aos agricultores, acadêmicos e empresários do ramo agrícola, onde poderão trocar conhecimentos e ideias inovadoras que impulsionem a produção do setor no Estado.

Na abertura do evento, nesta quinta-feira (05), o gerente de Programas e Projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Lucio Herzog de Muner, vai mediar o painel “Cafeicultura Capixaba: Oportunidades e Desafios”.

Também nesta quinta-feira (05), o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, participa do painel “Os benefícios da Tecnologia e Inovação no Setor Agropecuário”, moderado pelo Gerente do INOVAPOP, Jales Junior.

Bruno Lamas ressaltou que aplicar soluções inovadoras no agronegócio tem potencial transformador de modernizar a produção de todo o setor. “Inovação é essencial para qualquer setor econômico fazer uma entrega de qualidade de seu aporte produtivo, e modernizar o setor agropecuário vai transformar a economia capixaba”, disse o secretário.

No segundo dia de realização da feira, nesta sexta-feira (06), Franco Fiorot, diretor presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e extensão Rural (Incaper), será moderador das palestras realizadas no painel “Pecuária Leiteira Capixaba: Oportunidades e Desafios”. A última rodada de palestras vai ter como foco discussões sobre técnicas modernas na pecuária e será moderada pela extensionista do Incaper Lorena Vidaurre Ribeiro.

Este é o segundo evento realizado pela Secti, com foco na inovação no agronegócio. Nos dias 19 e 20 de setembro, foi realizada a 1ª Conexão Digital de Inovação AGRO, no município de Montanha.

INOVAPOP

O INOVA CAPIXABA – AGRICULTURA IN FOCO é uma inciativa do Programa de Popularização da Inovação – INOVAPOP, com o propósito de impulsionar a cultura da inovação e promover o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado. O programa tem como objetivo principal democratizar o acesso à Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), aproximando esses conhecimentos da sociedade, do setor produtivo e acadêmico, e estimulando o interesse público por temas relacionados ao conhecimento científico e tecnológico.

Para mais informações sobre o INOVAPOP, acesse o site https://secti.es.gov.br/inovapop

Serviço:

INOVA CAPIXABA – AGRICULTURA IN FOCO

Data:
 05 e 06 de outubro de 2023

Horário: das 10h às 20h

Local: Parque de Exposições, Vila Reis, Alegre, Espírito Santo

Fórum de Inovação e Tecnologia no Agronegócio

Programação:

Quinta-feira (05/10)

8h – Recepção dos Participantes

09h – Cafeicultura Capixaba: Oportunidades e Desafios

Moderador: LUCIO HERZOG DE MUNER

09h05 – 09h45 – Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura Capixaba – Michel Tesch Simon - SEAG

09h50 – 10h30 - Gestão econômica de propriedade cafeeira – Murilo Antônio Pedroni – SENAR

10h35 – 10h55 – Debate

11h15 às 12h – ABERTURA OFICIAL DO EVENTO.

12h às 13h - Almoço

Moderador: ABRAÃO CARLOS VERDIN FILHO - INCAPER

13h05 – 13h35 – Inovações Tecnológicas na cafeicultura de Montanha: Cultivares, Mecanização e Uso de Drones – Cesar Abel Krohling - INCAPER

13h40 – 14h10 – Potencial de Qualidade de Cultivares de Café Arábica – Fabiano Tristão Alixandre - INCAPER

14h15 – 14h45 – IG Caparaó: Visão de Futuro – Maxwell Assis de Souza – INCAPER

14h50 – 15h15 – Debate

15h20 – 16h10 – Painel: Os benefícios da Tecnologia e Inovação no Setor Agropecuário Participantes: Bruno Lamas (SECTI), Michel Tesch Simon (SEAG), Samuel Assis (UFES), Sávio Berilli (IFES) – Moderador – Jales Junior – SECTI

16h10 às 16h30 – Intervalo Café

16h35 às 17h05 – Fernanda Nazário – UFES – Tema: Transformando Resíduos Agroindustriais em Recursos.

17h10 às 17h40 – Samuel de Assis Silva – UFES Alegre – Tema: Soluções Digitais na Agricultura e Silvicultura.

17h45 às 18h15 – Pit de Startup

Sexta-feira (06/10)

8h – Recepção dos participantes

8h30 – Abertura do Seminário

09h –Pecuária Leiteira Capixaba: Oportunidades e Desafios

Moderador: FRANCO FIOROT - DIRETOR PRESIDENTE DO INCAPER

09h05 – 09h35 –Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite – Michel Tesch Simon ou Filipe Barbosa Martins- SEAG

09h40 – 10h20 – Utilização de Biotecnologias de reprodução animal para melhoria da qualidade genética do rebanho- Michele Riciere Bastos– UFES

10h25 – 10h55 –Prova Genética de animais leiteiros- Joedson Scherer- Associação de criadores e produtores de gado de leite do ES.

10h55 – 11h10 – Debate

11h15 às 12h – Fórum de Secretários de Inovação e Tecnologia

11h10 às 13h – Almoço

Moderador: LORENA VIDAURRE- INCAPER