UniversidadES

O Sistema Universidade do Espírito Santo - UniversidadES reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional, de níveis técnico e superior, por meio da educação presencial e à distância, além da pesquisa, da extensão e da inovação. A instituição do programa consolida um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, além da criação de mil novas vagas de graduação e pós-graduação, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC). Acesse www.universidades.es.gov.br.

                                                                                                                                     

  

                                                                                                                                                                     

                                                                                                                                                                                                           (*) STEAM, do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática)

Implementação de políticas públicas direcionadas à oferta do ensino superior de graduação e pós-graduação, com foco nas áreas STEAM*, por meio de oferta própria e em parcerias com Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. 

Implementação de políticas públicas direcionadas à oferta do ensino técnico e profissionalizante; Educação Financeira, Empreendedorismo e Inovação direcionadas à etapa final da Educação Básica (Ensino Médio) com a oferta de cursos, materiais didáticos e acessos a plataformas de ensino, por meio de oferta própria e/ou em parcerias com Instituições de Ensino públicas e privadas.

   Implementação de políticas públicas direcionadas à pesquisa e extensão, por meio de apoio e fomento a programas, ações e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), especialmente as vinculadas ou criadas pelo poder público estadual.

A Universidade Aberta Capixaba (UnAC) possui a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior e pós-graduação no Estado do Espírito Santo e funcionará em formato híbrido, por meio de Ensino a Distância (EaD) e da utilização dos polos de apoio presenciais já existentes da Universidade Aberta Brasil (UAB). A UnAC erá implantada em regime de colaboração com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), mediante a oferta de cursos e programas de Educação Superior e pós-graduação, considerando as metas do Plano Estadual de Educação*, em particular as metas nº 6, 11, 12, 13 e 16.

(*) Metas Plano Estadual de Educação:
6 - Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica.
11 - Ampliar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público.
12 - Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.
13 - Elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.
16 - Formar, em nível de pós-graduação, 90% dos professores da educação básica, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação.

Para os cursos de Graduação, a seleção dos alunos será realizada com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando também o sistema de cotas conforme a legislação pertinente a cada instituição. Já para os cursos de Pós-graduação, a seleção será definida e realizada por cada instituição parceira.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site