21/05/2021 15h09 - Atualizado em 10/06/2021 12h41

Sectides conclui primeira rodada de reuniões com Conselhos de Desenvolvimento Regional das Microrregiões

Representantes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) participaram, na primeira quinzena do mês de maio, de reuniões com os novos membros dos Conselhos de Desenvolvimento Regional das nove microrregiões.

A apresentação dos novos membros, o projeto de pesquisa do Desenvolvimento Regional Sustentável e a definição das ações prioritárias foram os assuntos em pauta durante os encontros realizados por videoconferência. Os encontros virtuais já realizados foram os primeiros dentro da programação prevista para este ano.

Criados em 2019, os Conselhos de Desenvolvimento Regional contemplam as regiões: central serrana, sudoeste serrana, litoral sul, central sul, Caparaó, Rio Doce, centro-oeste, nordeste e noroeste. Após a troca dos gestores municipais, a Sectides, por meio da Subsecretaria de Integração e Desenvolvimento Regional, está organizando um calendário de encontros que deverão ocorrer uma vez por mês com os integrantes dos conselhos. Os objetivos são avaliar as agendas concluídas no passado, definir quais serão as agendas prioritárias, instituir os novos representantes das câmaras temáticas e, principalmente, registrar a contribuição dos participantes na elaboração do Plano de Desenvolvimento.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, explicou que o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões, a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área, além de buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável. “O Governo do Espírito Santo quer estimular o desenvolvimento do Estado e melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população capixaba, a partir das potencialidades de cada uma das nossas microrregiões”, frisou Hoffmann.

O subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Paulo Menegueli, fez um balanço das primeiras reuniões realizadas neste mês. “Estou otimista com o entusiasmo dos novos componentes dos Conselhos, que estão com garra para dar continuidade aos trabalhos. De 2019 para cá, fizemos a implantação dos Conselhos e a definição das Câmaras Temáticas. Hoje, com a recomposição dos conselhos, revisitamos as prioridades que estão em curso, algumas já em execução e uma grande parte está sendo atendida pelo Governo do Estado. Daqui para frente, os encontros serão mensais e os trabalhos serão intensificados”, disse Meneguelli.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides