19/03/2015 20h56 - Atualizado em 10/06/2021 12h30

Governo quer fortalecer programa de competitividade para as empresas

Melhorar a qualidade da gestão das empresas é uma das ações para superar os desafios econômicos pelos quais passa o Brasil e o Espírito Santo, já que reorganização e reestruturação permitem ampliar a competitividade dos setores no mercado. Diante deste cenário, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), quer fortalecer e ampliar o Programa de Competitividade Sistêmica do Estado do Espírito Santo (Compete-ES), que visa a contribuir para o avanço da produtividade das empresas capixabas.

O Compete-ES é um instrumento com o qual o Governo do Estado, em conjunto com a iniciativa privada, propõe ações indutoras ao aumento da competitividade das organizações. O que se pretende com o programa é disponibilizar às empresas de bens e serviços que investem no Espírito Santo um ambiente propício à incorporação de inovações, componente base da competitividade no mercado mundial. Atualmente, alcança 50 municípios do Espírito Santo.

Os trabalhos são realizados em parceria com o Sebrae-ES, Espírito Santo em Ação e Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), com os seguintes patrocinadores: Cesan, Bandes, WEG, EDP Escelsa, Vale, Outotec, Samarco. O programa nacional é realizado pela Fundação Nacional da Qualidade e o Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Na manhã desta quinta-feira (19), a equipe do programa, coordenado pela gerente de Competitividade da Sedes, Sônia Coelho, realizou a prestação de contas dos resultados alcançados em 2014 e as perspectivas para 2015 para os parceiros. "Temos muitos ativos desenvolvidos no Estado com diversas instituições sobre gestão e com trabalho em rede que podem auxiliar na retomada da competitividade das empresas nesse momento de desafios na economia", ressaltou a gerente.

Ações

As empresas interessadas em participar do programa devem entrar em contato pelo telefone 3636-9718. Para motivar ainda mais as melhorias, os participantes são reconhecidos pelo Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), por meio do qual as organizações demonstram seus esforços efetivos direcionados ao bom desempenho e ações que resultam em racionalidade do processo produtivo, melhoria dos níveis de qualidade dos produtos e serviços, maior satisfação dos clientes e dos funcionários e das demais partes interessadas.

compete 2Já estão abertas as inscrições para o ciclo 2015. Basta preencher o Formulário de Elegibilidade que está no site do Compete-ES para participação do Prêmio Qualidade ES. Na sequência, as empresas descrevem suas práticas gerenciais através de um relatório e, a partir daí, serão analisadas pelos avaliadores do PQES. No final da avaliação, os técnicos dão um retorno com os pontos fortes e com as oportunidades de melhorias para cada organização.

A sócia-proprietária da empresa Odonto Scan, Márcia Gabriela Barros, reconhecida com troféu prata pelo PQES em 2014, ressalta as melhorias alcançadas com a participação no programa. "Foi possível melhorar os processos internos, tendo mais controle e visão sistêmica, trazendo benefícios para a sociedade e demais partes interessadas. O reconhecimento das práticas gerenciais pelo Prêmio Qualidade Espírito Santo é uma vitrine para nossos clientes, dando-lhes uma maior confiabilidade em nossos serviços."

Metas

Como meta para este ano, os parceiros Sedes, Sebrae, ES em Ação e Findes irão elaborar um seminário de qualificação para as empresas capixabas. Essa proposta a ser apresentada ao Fórum das Entidades e Federações (FEF), formado pelas Federações da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), das Indústrias (Findes), dos Transportes (Fetransportes), e às entidades de classe com o intuito de aprimorar a produtividade e a competitividade das organizações.

"O Compete-ES é um programa importante, especialmente no momento de desafios econômicos que estamos passando. Temos que avançar sempre em competitividade e em melhoria de gestão. Por isso queremos fazer o programa crescer cada vez mais e incluir as empresas de todos os municípios do Espírito Santo", reafirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo.

Entre as perspectivas de aprimoramento também estão expandir comitês regionais para todas as regiões, estabelecer governança compartilhada, ou seja, organizações trabalhando coletivamente para tomadas de decisões estratégicas, ampliar o número de empresas participantes e o conteúdo do programa, e focar os ativos de gestão para áreas críticas.

Histórico de 2014:

• 1309 empresas candidatas, incluindo as micro e pequenas participantes do MPE Brasil, coordenado pelo Sebrae, e do PQES;
• 374 empresas de 18 setores aderentes ao contrato de competitividade, fizeram a Autoavaliação e receberam como retorno um relatório de avaliação, dentro do Modelo de Excelência da Gestão;
• 30 empresas iniciaram o processo de candidatura do PQES;
• 10 empresas reconhecidas;
• 53 voluntários atuaram nas avaliações das candidatas;
• 4.720 horas doadas de trabalho voluntário;
• 392 pessoas capacitadas nos cursos de gestão pela excelência;
• 92 empresas capacitadas;
• 97 alunos graduandos e pós graduandos atingidos.

Informações à imprensa:
Fabíola Zardini