04/05/2018 15h28 - Atualizado em 10/06/2021 12h53

Alunos de Porto de Cariacica, em Cariacica, lotam evento de boas-vindas do OportunidadES

Foto: Assessoria/Secti

Os moradores de Porto de Cariacica, em Cariacica, receberam nessa quinta-feira (03) a aula de apresentação dos cursos presenciais oferecidos gratuitamente pelo projeto OportunidadES. A cerimônia reuniu os classificados, suplentes e familiares para saber mais sobre o projeto e tirar possíveis dúvidas a respeito dos cursos. 

A oferta, que contemplou o bairro, contou com mais de 700 inscritos que disputaram 300 vagas. Algumas das 10 opções de cursos oferecidos foram: Cuidador de Idosos, Maquiagem Básica, Decoração de Festas, Auxiliar de Secretaria, Porteiro, Recepcionista, entre outros.

Balconista de Farmácia foi o curso escolhido pelo casal Cintia Corrêa Barbosa, de 20 anos, e seu marido Rafael Ribeiro dos Santos, de 24 anos. Ambos estão desempregados e procuram no curso retornar para o mercado de trabalho. “Estou ansiosa para começar as aulas porque já tem tempo que não estudo. Desde que concluí o ensino médio parei de estudar”, contou Cíntia.

Rafael explicou que vai fazer o curso por incentivo de um tio que já atua na área. “Meu tio me falou que essa é uma área boa e mais fácil de nós conseguirmos emprego. Hoje estamos vivendo de freelances. Também sou eletricista e faço alguns serviços pequenos para termos dinheiro. Estou com esperança de conseguirmos emprego quando pagarmos o certificado,” falou.  

Os aprovados se inscreveram pelo site do projeto (www.oprotunidades.es.gov.br) e preencheram corretamente o formulário de inscrição e os pré-requisitos informados pelo OportunidadES, por meio dos editais. Era necessário o candidato ter acima de 16 anos e residir em Cariacica, sendo as vagas preferenciais aos moradores do bairro. Nos cursos da área da saúde o inscrito devia ter acima de 18 anos.

O OportunidadES é um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e oferece mais de 100 cursos de qualificação profissional gratuitos a população capixaba.

A secretária da Secti, Camila Dalla Brandão, participou da cerimônia e explicou aos alunos sobre o objetivo do projeto. “Sejam bem-vindos ao OportunidadES. No projeto vocês terão a chance de aprender uma nova profissão de forma totalmente gratuita. O OportunidadES quer facilitar a vida do cidadão capixaba levando ensino rápido de qualidade que fomente a economia criativa”, destacou a secretária da Secti.

Aulas

Em Porto de Cariacica, as aulas acontecerão na EEEFM Escola Rosa Maria Reis. 

Certificação

Todos os cursos possuem certificação emitida pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. 

 

 Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636-1800 / 3636-1808

oportunidades.secti@gmail.com

secretariaoportunidades@gmail.com

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Kamilli Rampinelli

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site