15/06/2021 16h50 - Atualizado em 16/06/2021 12h22

Sectides protagoniza encontro com representantes de quatro prefeituras para debater sobre Região da Sudene

Representantes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) receberam prefeitos e secretários municipais das cidades de Aracruz, Itarana, Itaguaçu e Governador Lindenberg, na tarde dessa segunda-feira (14), em Vitória, para debater a inclusão dos municípios na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com o objetivo de apoiar os gestores no planejamento de estratégias e formulação de modelos para atração de investimentos, a partir da nova oferta de incentivos tributários. A expansão da Região da Sudene é tema de projeto de lei que foi sancionado recentemente pelo Senado e passa a valer a partir da sanção presidencial, que deve acontecer nos próximos dias.

A reunião teve como objetivos esclarecer como funciona a concessão de benefícios tributários no âmbito federal, por meio da Sudene, e apoiar os municípios para que observem suas vocações e possam construir um modelo de atração de negócios aliado aos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Estado, como o Programa de Incentivo ao Investimento (Invest-ES) e o Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia (Compete-ES).

A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento tem um trabalho de estímulo ao desenvolvimento regional junto aos municípios, apresentando as potencialidades aos possíveis investidores. Por isso, a notícia sobre a inserção das cidades de Aracruz, Itarana, Itaguaçu e Governador Lindenberg na Região Sudene é bem-vinda e aumentará o leque de opções no Estado para atração de investimentos.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, destacou que, atualmente, a grande maioria das empresas busca o Estado para trazer, implantar, expandir ou transferir um empreendimento.

“A cada dez empresas prospectadas, nove sinalizam interesse por locais, regiões que sejam contempladas pelos benefícios fiscais da Sudene. Portanto, a inserção das quatro cidades ao grupo de 25 já existentes torna o Estado ainda mais atrativo. A reunião foi produtiva e os gestores podem contar com o apoio da equipe técnica da Secretaria. O primeiro passo agora é que os municípios identifiquem as características de sua região, sua vocação e arranjo produtivo. As principais dicas para as cidades, neste momento, são apostar na simplificação, desburocratização e padronização de procedimentos e boa política para atração de investimentos”, frisou o secretário.

O prefeito de Itaguaçu, Uesley Roque Cortelleti Thon, agradeceu a iniciativa de reunir os municípios para o diálogo sobre a Sudene. “É muito importante para nós tratar deste assunto e ampliar nossa visão sobre a Sudene. Na minha região, temos uma grande potência que é a exploração do granito. Hoje temos sete frentes de pedras ativadas extraindo granito no município e temos muito a ganhar com isso. Já temos ideias de como podemos atrair empresas para Itaguaçu. O sonho do itaguaçuense é a geração de emprego e renda para nossa cidade. O município já vem se despontando no segmento de exploração de granito”, disse o prefeito.

Para o prefeito de Itarana, Vander Patrício, a notícia sobre a inclusão do município na região da Sudene é importante para a cidade e fará a diferença neste início de mandato.

“Essa notícia é tão boa para nós, porque precisamos criar novas oportunidades e o maior programa social que existe é a geração de emprego. Tudo gira em torno disso. Quando se oferece condições para uma empresa se estabelecer em uma região, não estamos deixando de receber nada, pelo contrário, estamos ganhando. A economia local começa a girar. A partir desta apresentação feita pela equipe da secretaria, começaremos também a fazer a nossa parte, o dever de casa. Agradecemos ao secretário e ao governador Renato Casagrande por terem esta preocupação com os municípios do interior. Isso é muito importante, ter este olhar de apoio para nos dar condições de preparação para receber, em breve, este benefício e atrair empresas. Quem ganha com isso é o nosso munícipe, nosso cidadão”, completou o prefeito.

De acordo com o prefeito de Governador Lindenberg, Tadeu de Sousa, o apoio chega em boa hora, já que o município não tem tantas informações sobre como funciona o acesso aos benefícios da Sudene, e a reunião foi esclarecedora. “É importante essa troca de experiência. Certamente, queremos contar com o apoio dos técnicos para nos orientar. Agradeço pela oportunidade de absorver esta experiência, que será importante para o crescimento do município”, enfatizou Tadeu Sousa.

Já o prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho, agradeceu a orientação recebida da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento e acrescentou ainda que o município tem planos de crescer e atrair novos investidores. “Estamos felizes por começar o mandato com boas perspectivas. É uma oportunidade única para nós, prefeitos, no início da gestão pública, com condições diferenciadas para crescer. O município que cresce, puxa os outros para frente”, expressou o prefeito.

Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis