25/03/2022 21h12 - Atualizado em 28/03/2022 10h48

Sectides e Mepes firmam parceria para ofertar cursos de Gastronomia e Turismo no sul do Estado

Objetivo é qualificar pessoas, por meio da Escola Família de Turismo (EFTUR), para atuar no setor de turismo, na Região da Costa e da Imigração do Estado.

Representantes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) assinaram, nesta sexta-feira (25), no Centro de Formação do Mepes, no município de Piúma, o Termo de Fomento para a ampliação da oferta de qualificação profissional na Escola Família de Turismo (EFTUR), que prevê o repasse do valor de R$ 394.067,88 para a instituição. A estimativa é de que as atividades tenham início no mês de abril.

A iniciativa tem os objetivos de mobilizar e qualificar pessoas para atuar no setor de turismo na Região da Costa e da Imigração, que compreende os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Piúma, Marataízes, Itapemirim, Presidente Kennedy, Iconha e Rio Novo do Sul, além dos municípios do entorno; de estruturar e fortalecer as atividades de ensino e aprendizagem da Escola Família Turismo, além de ampliar a oferta de qualificação dos profissionais que trabalham nos empreendimentos em serviços de restaurante e bar, na unidade de ensino na região.

Os cursos serão ofertados nas áreas de Gastronomia e Turismo, por meio da Escola Família Turismo, uma ação do Mepes que tem como propósito a utilização da atividade do turismo como vetor para o encontro de culturas, além do intercâmbio de conhecimentos, por meio da formação técnica e melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento. A EFTUR foi criada para ser uma escola regional e para contribuir com o desenvolvimento do turismo na região, hoje a Rota da Costa e da Imigração.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, destacou a importância do investimento. "Esta parceria se dá pela seriedade do trabalho realizado pelo Mepes. A ação do Estado é importante e ocorre em parceria com os municípios e as instituições sérias do nosso Estado, para chegarmos às pessoas", frisou.

"O Governo do Estado trabalha, sob a orientação do governador Renato Casagrande, com duas fortes vertentes de atuação: a infraestrutura e a educação em todos os níveis. No âmbito da infraestrutura, o Governo tem hoje obras em todos os municípios do Estado. No âmbito da educação, temos uma verdadeira revolução sendo feita, sobretudo no âmbito da Educação Básica e também da educação profissional. A educação precisa ser uma prioridade. Ela é o grande instrumento de transformação social que nós temos para melhorar a vida das pessoas”, complementou Hoffmann.

O superintendente-geral do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo, Idalgizo José Monequi, esclareceu que o Mepes tem 18 Escolas Famílias Agrícolas no Estado do Espírito Santo, que ofertam cursos de Ensino Fundamental e Médio integrados ao curso técnico em agropecuária, com a pedagogia da alternância, atendendo, aproximadamente, 2.500 estudantes.
“O Mepes conta ainda com a Escola Família de Turismo, localizada em Anchieta, que oferta curso técnico em serviços de restaurantes e bar, e também cursos de qualificação profissional no setor de turismo, direcionados a jovens e adultos. Mais de 60% dos interessados que buscam formação na EFTUR já estão inseridos no mercado de trabalho. Para atender esta demanda existente, a Escola Família de Turismo funciona em tempos parciais, de segunda a sexta-feira, com atividades teóricas interdisciplinares e práticas socioculturais”, explicou Monequi.

Com o novo projeto em parceria com o Governo do Estado, por meio da Sectides, a EFTUR vai ampliar as atividades de formação técnica e de qualificação profissional na Região da Costa e da Imigração.

A coordenadora da Escola Família de Turismo, Eliza Aparecida Venzi Gonçalves, salientou que o aluno, ao fim do curso, estará habilitado para abrir a própria empresa. A partir da segunda etapa do curso, o aluno vai elaborar, com a orientação dos monitores, o próprio projeto profissional e poderá trabalhar em bares e cozinhas de restaurantes; lanchonetes, cafeterias, navios, plataformas, além da organização de eventos, cerimoniais e buffets; hotéis e pousadas (recepção e governança); cozinhas profissionais, hospitalares e coletivas etc.

Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis