21/09/2021 11h24

Inscrições abertas para Chamadas Públicas da 18ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) anuncia a abertura das inscrições de propostas para participação nas Chamadas Públicas voltadas para a produção de vídeo, produções jornalísticas e podcast para participação na 18ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que terá como tema “Transversalidade da Ciência e Tecnologia e Inovações para o Planeta”, que ocorrerá em formato virtual, de 23 a 25 de novembro.

As Chamadas Públicas são direcionadas a estudantes do Ensino Básico e Técnico e do Ensino Superior das redes pública e particular, professores e pesquisadores do Estado do Espírito Santo e têm como objetivo o desenvolvimento das seguintes ações estratégicas: despertar o interesse de estudantes nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, estimular o intercâmbio de professores e estudantes em todos os níveis de ensino, estimular a atualização de conhecimentos e o debate de temas específicos e de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico.

A Chamada Pública N° 2021-R1SQG é voltada à produção de vídeos de curta duração e consiste na submissão de vídeos de curta duração de projetos relacionados à ciência, tecnologia e inovação, a submissão de projetos técnico-científicos ou de inovação a serem exibidos em vídeo no site do evento; e seleção das apresentações para homenagem.

Voltada para a submissão de produções jornalísticas em formato de texto e podcast, a Chamada Pública N° 2021-7XZN1 pretende incentivar a publicação e divulgação de matérias de CT&I em conjunto com a comunidade científica e instituições de ciência e tecnologia do Estado e reconhecer a participação de alunos dos Ensinos Básico e Superior na publicação de matérias de CT&I no Estado e vai divulgar e homenagear as produções mais bem pontuadas.

Os interessados terão até 14 de novembro para realizar a inscrição e o envio dos projetos de vídeos. Já as demais produções, a data limite será 15 de novembro. A divulgação dos materiais (vídeos, podcast e textos), que seguirem os parâmetros das chamadas, será até 23 de novembro. O prazo para votação, visualização, compartilhamento e interação será de 23 a 30 de novembro. A entrega da homenagem será a partir de 04 de dezembro.

As inscrições e o envio dos materiais têm etapas obrigatórias, o que demanda atenção dos participantes. O preenchimento do formulário de inscrição é on-line no link de acesso https://projetos.fapes.es.gov.br/index.php/639154?lang=pt-BR. Vale destacar que a participação é voluntária, de modo que não serão remunerados direitos autorais e de imagem durante a exibição e divulgação dos trabalhos apresentados no evento.

Os trabalhos inscritos deverão se enquadrar nas seguintes categorias: Proposta Coletiva Ensino Básico e Técnico (Categoria EBT), Proposta Coletiva Ensino Superior (Categoria ES) e Proposta de Inventores Independentes (Categoria Inventor), exclusivamente para a Chamada Pública para vídeos. Cada uma das categorias segue um critério específico para inscrição, por isso, os interessados devem ler atentamente o texto dos Editais.

Com a meta de impulsionar os eventos de Ciência, Tecnologia e Inovação que ocorrerão no Espírito Santo no segundo semestre de 2021, a Semana de CT&I tem como meta ampliar a difusão científica, aproximar possíveis parceiros e possibilitar novas oportunidades de identificar potenciais talentos e projetos reforçando o manifesto da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). Para o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, as Chamadas Públicas anunciadas são oportunidades para estimular e despertar o interesse de estudantes nas áreas de ciência, tecnologia e inovação; estimular o intercâmbio de professores e estudantes em todos os níveis de ensino; a atualização de conhecimentos e o debate de temas específicos e de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Espírito Santo.

“A inovação é um passo importante para o desenvolvimento e este é uma prioridade para o governador Renato Casagrande que acredita que ao despertar a vocação inovadora de profissionais e estudantes capixabas, é possível contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo, além de estimular novos mercados e criar mais oportunidades para o crescimento da economia e melhorar a qualidade de vida e abrir novos postos de trabalho para os capixabas”, disse Hoffmann.

Todas as informações sobre as Chamadas Públicas estão disponíveis aqui.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sectides:

Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis

(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236

comunicacao@sectides.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site