14/06/2022 17h15

Governo vai reunir integrantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Sustentável (CDRS) a partir desta terça-feira (14)

Objetivo dos encontros é a apresentação e entrega do plano de ação da respectiva microrregião.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), realiza, a partir desta terça-feira (14), reunião com os integrantes dos Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável (CDRS) do Espírito Santo, envolvendo nove microrregiões capixabas. Os objetivo são a apresentação e entrega do plano de ação da respectiva microrregião, além da apresentação do Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável (IDRS) e a coleta de sugestões para os próximos passos no acompanhamento do plano de ação.

As reuniões vão acontecer nos dias 14, 21, 28 e 30 de junho, nas regiões central sul, sudoeste serrana, litoral sul, central serrana e Caparaó; e nos dias 05, 07,12 e 13 de julho, nas regiões do Rio Doce, centro oeste, nordeste e noroeste.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, destacou que o projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) está sendo feito de maneira democrática. “As pessoas que moram e as que investem nestas regiões foram ouvidas, indicaram os desafios e as principais vocações de cada localidade. Assim, reunindo estas informações estamos trabalhando para pensar e organizar, em conjunto, soluções que possam estimular o desenvolvimento equilibrado e integrado”, frisou.

Pessanha completou que o projeto DRS é uma iniciativa pioneira do Governo do Estado e é decisivo para as regiões do Estado. Em 2021, o processo de elaboração do Plano de Ação foi conduzido em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

“Na ocasião, foram priorizadas as demandas para cada eixo temático proposto pelo Projeto DRS. Hoje, o momento é de entregar o resultado deste trabalho, o plano de ação para cada microrregião e apresentar outra informação relevante, o Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável (IDRS), que é um indicador com foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, disse Pessanha.

O subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Paulo Menegueli, frisou que o Governo do Estado vem trabalhando com os municípios desde 2019 e agora chegou o momento da entrega de forma presencial dos planos de ação das microrregiões, incluindo as vocações e os trabalhos dos municípios. “Estas informações servirão de base para este Governo e para os próximos. O passo seguinte é trabalhar as prioridades elencadas por cada município e definir as estratégias para alcançar os objetivos de cada microrregião”, salientou Menegueli.

Conselhos

A coordenação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento é realizada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e pela Secretaria do Governo (SEG). A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento é responsável pela assistência executiva e o Instituto Jones dos Santos Neves exerce a função de órgão consultivo técnico aos CRDS.

Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis