27/10/2021 19h18 - Atualizado em 27/10/2021 19h20

Governo do Estado reúne empresas participantes do Programa de Qualificação para Exportação

O governador do Estado, Renato Casagrande, se reuniu, na tarde desta quarta-feira (27), com representantes de empresas que participaram do Ciclo 2019-2021 do Programa de Qualificação para Exportação no Espírito Santo (PEIEX-ES). Durante o encontro, realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, foram apresentados os resultados do programa. Ao longo do ciclo, 200 empresas receberam informações importantes para que possam levar produtos e serviços de origem capixaba para o exterior de forma eficiente e profissional.

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES) é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

“Nós compreendemos a importância da produção local. Quando uma pequena indústria começa a exportar, ela gera novos empregos e também gera riqueza para nosso Estado. Isso é muito importante nesse momento em que o Brasil passa por tantas incertezas e que necessita da criação de empregos. Nosso país ainda é muito desigual e exporta muito pouco. Temos um Estado organizado, com boa gestão fiscal, com Nota A do Tesouro Nacional, somos o 5° Estado mais competitivo do País e isso atrai os investidores”, pontuou o governador Casagrande.

Atingir o mercado internacional é uma meta para muitos empreendedores capixabas e, no Estado, centenas deles já estão preparados para concretizar este objetivo, como destaca o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann. “O PEIEX é um programa que conta com o apoio da Sectides e tem contribuído para que empreendedores recebam gratuitamente as orientações adequadas sobre o processo de exportação. O programa é um estímulo para as empresas melhorarem seu posicionamento no mercado estrangeiro ou ajudá-las a entrar no segmento do comércio internacional”, completou.

Hoffmann frisa ainda que a economia capixaba tem um dos melhores ambientes para negócios do País e estimular o empreendedorismo, com a criação de novas oportunidades, é uma das premissas do Governo do Estado. “Temos produtos de alta qualidade e empresas regionais de diferentes portes, como Microempresa (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempresa Individual (MEI), interessadas em crescer e expandir, precisando apenas de uma oportunidade como esta. Desejo sucesso a todos os participantes”, disse o secretário.

Entre os setores que tiveram maior número de participantes do PEIEX-ES no Espírito Santo, estão: Alimentos e Bebidas Não Alcóolicas; Moda e Vestuário; Rochas Ornamentais e Relacionados; Higiene Pessoal e Cosméticos; Bebidas Destiladas e Vinhos; Café, Máquinas e Equipamentos; Móveis, Casa e Construção; Cerveja, além de Animais e Produtos Relacionados e Serviços.

A coordenadora de Qualificação da APEX-Brasil, Rita de Cassia da Silva Pedroso de Albuquerque, destaca os resultados do programa. “O resultado do Ciclo 2019-2021 foi muito positivo, mesmo no período de pandemia. No próximo ciclo 2022-2024, a meta é qualificar 150 empresas e por isso, em novembro devemos abrir um edital de Chamamento Público para Executor do PEIEX com início da execução em abril de 2022. Nossa proposta é ter um núcleo na Região Metropolitana de Vitória e Sul do Estado. E outro polo no Norte do Estado”, antecipou.

Durante o evento, o subsecretário de Estado de Atração de Investimentos, Gabriel Feitosa, e o gestor de Projetos da Apex-Brasil, Rafael Porto de Freitas, atuaram como mediadores de um bate-papo com representantes das empresas Vila Ervas, Rosh e Cafesul. Na ocasião, os empresários comentaram sobre os cases de sucesso deles e falaram sobre as experiências no mercado internacional.

O evento contou ainda com uma área para expositores e o público presente na solenidade pode conhecer de perto alguns produtos que foram expostos pelas marcas: AliNutri (segmento de Ração Animal), Chocolates Reis – Caieiras, Cachuatt (Cachaça de cacau), Vila Ervas (Produtos funcionais) e Brow’p (Brownie).



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

Foto: Hélio Filho/Secom

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site