01/06/2022 10h03 - Atualizado em 01/06/2022 14h33

Governo do Estado realiza formatura dos cursos presenciais do Qualificar ES na Grande Vitória

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (31), da cerimônia de formatura dos alunos dos cursos presenciais da 1ª Oferta do Programa Qualificar ES, referente aos polos da Região Metropolitana da Grande Vitória. Ao todo, 2.540 alunos se formaram nesta oferta do programa na região.

Durante a cerimônia no Centro de Convenções de Vitória, foi realizada a entrega de certificados para todos os alunos e kits empreendedores aos formandos dos cursos práticos de beleza, gastronomia, decoração de festas e costura, totalizando 967 kits. Os kits são compostos por produtos relativos à área de formação e têm o objetivo de auxiliar os formandos na abertura de novos negócios, fomentando o empreendedorismo.

“É muito bom ver esse auditório lotado por causa da educação e de gente em busca da felicidade. Todos nascemos para sermos felizes e não para fracassar. Nós que estamos na administração pública podemos dar um empurrãozinho na realização dos sonhos das pessoas. Quando as tratamos com dignidade, quando utilizamos o dinheiro público com decência e quando resolvemos os problemas básicos das pessoas. Não resolvemos tudo em quatro anos, mas é importante que as pessoas vejam que estamos resolvendo problemas históricos e diminuindo a desigualdade”, afirmou o governador.

Casagrande repetiu que, somente através da educação e da formação profissional, teremos um Espírito Santo mais próspero para todos. “Tenho certeza que vocês estão realizados no dia de hoje com esta formatura. Tenho certeza que vocês aprenderam mais coisas, conheceram novas pessoas e tomaram a atitude de buscar por essa formação. O diploma não é a certeza do emprego, mas um passaporte para as oportunidades. Muitos de vocês vão empreender e outros conquistar o tão sonhado emprego. Com a atitude de todos vocês, nós vamos construir um Estado mais justo e menos desigual”.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, ressaltou que o Governo do Estado defende a educação e a qualificação profissional como instrumentos de transformação da sociedade, por meio do acesso ao conhecimento, melhora da qualidade de vida e promoção da autoestima.

“O programa Qualificar ES tem cumprido com sucesso este papel ao estimular o empreendedorismo, contribuir com a qualificação profissional, a promoção do senso de pertencimento local, melhoria de condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e para a inserção no mundo do trabalho. São muitos os relatos de experiências de alunos e professores que nos emocionam e estimulam outros capixabas a acreditar que a qualificação profissional pode ser a chave para um futuro digno. De 2019 até este mês, cerca de 150 mil capixabas foram qualificados por intermédio do Programa”, destacou Pessanha.

"Sempre digo que educação é um bilhete para vida. Há pessoas tecnicamente muito bem preparadas. Há outras que a vida tem sido a própria escola. A minha formação é um pouco das duas. Mas uma coisa é certa: a educação é fundamental e nos ajuda a realizar sonhos. Por isso, o Qualificar ES é tão importante com qualificações e cursos diferenciados, dando um caminho para que as pessoas busquem uma ocupação e possam desenvolver seu talento”, afirmou a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes.

No evento, os participantes assistiram à apresentação do Coral Serenata, do Instituto Serenata D'Favela, além de acompanharem as falas da oradora convidada Pamela Costa Rego, formanda do curso de Auxiliar de Rotinas Administrativas, e da paraninfa das turmas, Mara Nunes, do eixo de Gestão, representando todos os professores do Qualificar ES. Também estiveram os deputados estaduais Luciano Machado, Bruno Lamas e Emilio Mameri; além dos formandos e seus familiares.

Qualificar ES

Desde a criação, em maio de 2019, o Qualificar ES beneficiou mais de 375 mil capixabas. Em 2022, foram mais de 51 mil vagas em cursos on-line, presenciais e semipresenciais. O programa oferta cursos de qualificação profissional para cidadãos e cidadãs residentes no Espírito Santo, por meio de uma proposta inovadora e empreendedora, além de promover a melhoria de vida da população capixaba.

O Qualificar ES é um dos projetos prioritários do Governo do Estado e contribui para a qualificação profissional, com foco no empreendedorismo, na prevenção da criminalidade, promoção da autoestima, no senso de pertencimento local, na melhoria das condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e na possibilidade de inserção no mundo do trabalho.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site