16/06/2021 14h42 - Atualizado em 16/06/2021 14h45

Governador visita hub de inovação nas áreas da construção civil e engenharia

Foto: Hélio Filho/Secom

O Espírito Santo conta com um novo espaço de fomento à inovação: o Hub Base27. Atuante na área da construção civil e engenharia, o hub já trabalha de forma digital há um ano e lança agora seu espaço físico. No início da semana, o governador Renato Casagrande fez uma visita ao local, que fica na Enseada do Suá, em Vitória. O Governo do Estado tem como diretriz de gestão fomentar a inovação no Espírito Santo.

“Fiquei muito impressionado e feliz com essa iniciativa. São 29 empresas que se juntaram nesse hub de inovação. Em um primeiro momento com empresas da área de construção e engenharia, todas elas com ações na área da inovação. Em nosso governo, queremos proporcionar um ambiente adequado para a inovação, com diversas políticas públicas para que bons projetos possam ir adiante”, declarou o governador.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, também participou da visita. Ele comentou sobre o impacto do hub no ecossistema de inovação capixaba. “A criação desses habitats, não apenas pelo poder público  como temos no Governo do Estado o exemplo do Laboratório de Inovação da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos, o LAB.ges , mas também pela iniciativa privada, nos mostram que as ações do ecossistema de inovação capixaba estão se fortalecendo”, destacou.

“Para além dos investimentos públicos diretos no setor, o surgimento desses hubs de conexão privados também significa que tem negócios acontecendo aqui no Estado e que estamos no caminho certo, fomentando as políticas públicas certas. Com essa união entre setores público e privado, o Espírito Santo está cada vez mais forte na área da inovação”, pontuou Hoffmann.

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel, também participou da comitiva. Ela, que é mestre em Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo, destacou sobre a importância de um centro de inovação na área da construção civil e engenharia.

“O Base27 está inaugurando um espaço físico que, além de absolutamente alinhado com a funcionalidade e a linguagem arquitetônica que se espera de um ambiente de inovação, dispõe das conexões necessárias para ser um empreendimento de sucesso. Vale lembrar que a área da construção é um dos setores da economia que mais necessita de avanços em inovação, visto que as soluções normalmente adotadas se caracterizam por gerarem desperdício, além de não levarem em consideração os aspectos relacionados à eficiência energética no uso das edificações, entre outras questões. É absolutamente urgente o incremento da inovação no setor. Tenho certeza que ainda ouviremos falar dos avanços proporcionados pelas equipes do Base27 no ecossistema de inovação do Espírito Santo”, exclamou Cristina Engel.

O presidente do hub, Francisco Carvalho, recebeu a comitiva e demonstrou interesse em estreitar o relacionamento com o Governo do Estado. “Para nós, é muito positivo receber esta visita. Mostra que estamos no caminho certo, trazendo recursos da iniciativa privada com um pensamento de transformação da sociedade. Sentimos abertura para dialogar mais com o governo, inclusive com iniciativas conjuntas de apoio a projetos de inovação. Temos muito interesse em aproximar a conversa!”, sinalizou Carvalho.

O Hub Base27

O Hub de Inovação Base27 foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (16) em um evento virtual. O hub é uma iniciativa que reúne, atualmente, 29 empresas de construção, arquitetura e serviços de tecnologia, formando uma comunidade que proporciona desenvolvimento e colaboração, e impulsiona o crescimento e a gestão da inovação dentro das empresas.

Por meio da contribuição das empresas mantenedoras e diversos parceiros, o hub pretende investir mais de R$ 1 milhão em projetos e iniciativas de inovação no Espírito Santo. Os eventos, palestras e o espaço físico do hub são abertos a todo o ecossistema de inovação do Estado.

Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis

Assessoria de Comunicação da Fapes